Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Faz pilates?

Faz pilates? Atividade física pode ser deduzida no Imposto de Renda

Lembrando que o prazo para declarar o Imposto de Renda termina nesta semana


Pilates pode ser deduzido do Imposto de Renda (Reprodução, Freepik)

O Imposto de Renda está na reta final e você que faz pilates colocou na sua declaração? Este gasto é dedutível na prestação de contas ao Leão e pode te dar uma boa restituição.

Entretanto, é preciso observar alguns detalhes. Conforme a Receita Federal, o pilates é dedutível quando realizado por fisioterapeuta. A nota fiscal deve conter o nome da clínica ou do profissional com respectivo CNPJ ou CPF.

Além disso, o documento deve conter a descrição da consulta ou tratamento, assinatura e carimbo com o número de inscrição de classe profissional. Ou seja, o pilates entra nos gastos com saúde, podendo dar um "ganho" a mais na hora da restituição.

Vale lembrar que o prazo para entregar o Imposto de Renda termina no dia 31 de maio. Entretanto, se você já entregou a sua declaração, é possível retificar o documento para a inclusão dos gastos com pilates.

Quem deve declarar o Imposto de Renda?

A Receita Federal trouxe diversas mudanças para a declaração do Imposto de Renda 2024, principalmente por força da nova faixa de isenção proposta pelo Governo Federal. A tabela não era atualizada há 15 anos.

Dia 31 de maio é a data limite para entrega. A expectativa é que em 2024 sejam entregues 623.365 declarações em Mato Grosso do Sul. No ano passado, o montante de documentos chegou a 596.568.

Nova lista de obrigatoriedade

Atualização dos limites em função do novo valor do salário mínimo (Lei 14.663/2023)

Obrigatoriedade da Lei 14.754/2023 referente a bens e direitos no exterior:

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2024?

Mudanças na declaração em 2024

Restituições do Imposto de Renda

Além disso, o calendário de restituições começa em 31 de maio e se estende até 30 de setembro, distribuído em cinco lotes, beneficiando inicialmente os idosos, deficientes, portadores de moléstias graves, professores, e aqueles que optarem pela declaração pré-preenchida ou pela restituição via Pix.

Ou seja, a Receita Federal estabelece que a ordem de prioridade para o recebimento das restituições se baseia nos itens citados. Entretanto, também há um sistema de desempate pela data de entrega das declarações.

Recebem nesta ordem:

Em relação aos lotes de restituição não houve alteração nas datas:

A consulta fica disponível na página da internet da Receita Federal e nos apps da Receita Federal.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!