Pantanal terá área de preservação de onças pintadas

O Pantanal Sul-mato-grossense terá uma área de preservação das onças pintadas.

Foto: Investiga MS

Foto: Investiga MS

O Pantanal Sul-mato-grossense terá uma área de preservação das onças pintadas. O Instituto Chico Mendes, órgão do Ministério do Meio Ambiente, publicou no Diário Oficial da União a criação da Reserva Particular do Patrimonio Natural RPPN Howard Quigley.

A reserva, de 643,33 hectares, funcionará no imóvel denominado Fazenda São Bento, situado no Município de Corumbá. Ela está localizada às margens do Rio Piquiri e vizinha do Parque Estadual Encontro das Águas. É considerada de grande relevância natural e abriga uma população significativa de onças-pintadas.

A criação da reserva garante a proteção permanente deste habitat crucial para a espécie, ameaçada por perda de território, caça ilegal e conflitos com criadores de gado.

A iniciativa foi liderada pelo presidente da Panthera Brasil, Leonardo Avelino Duarte. A  organização, sem fins lucrativos, é dedicada à conservação de felinos selvagens.


"A criação da RPPN Howard Quigley é um passo fundamental na nossa luta pela conservação da onça-pintada e do Pantanal… Esta conquista demonstra o poder da parceria entre ONGs, proprietários de terras e o governo para proteger nosso patrimônio natural”, avaliou Leonardo.

A Panthera Brasil trabalha há anos na região, desenvolvendo projetos de pesquisa, monitoramento e educação ambiental para promover a coexistência pacífica entre humanos e onças-pintadas.

A instituição foi fundada em 2014 e  trabalha com um time de especialistas renomados para desenvolver e implementar estratégias eficazes de conservação para as nove espécies de felinos selvagens do país, incluindo a onça-pintada, onça-parda e jaguatirica. A organização também investe em pesquisas científicas de ponta e programas de educação ambiental para promover a conscientização sobre a importância da conservação da biodiversidade.