Sucuri é flagrada após engolir capivara em rio de MS: 'Inexplicavelmente gigante', diz pescador

O registro foi feito no último sábado (1), a cerca de 60 de Rio Negro, no Pantanal, durante um pescaria.

Sucuri é flagrada após engolir capivara em rio de MS: 'Inexplicavelmente gigante', diz pescador
O registro foi feito no último sábado (1), a cerca de 60 de Rio Negro, no Pantanal, durante um pescaria. Sucuri é flagrada após engolir capivara em rio de MS

Durante mais um dia normal de pescaria com os amigos, o produtor rural, Matheus Oliveira, de 36 anos, flagrou o momento em que uma sucuri fazia a digestão de uma capivara recém predada, em Rio Negro, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Veja o vídeo acima.

"Ela estava muito tranquila, fazendo a digestão de uma capivara que tinha acabado de predar, foi a primeira vez que vi uma sucuri nesse processo, foi impressionante, essas cobras por natureza já são gigantes, mas ela estava inexplicavelmente gigante", relata.

Sucuri foi avistada no último sábado (1).

Matheus Oliveira

De acordo com o produtor rural a serpente tinha mais de 4 metros de comprimento.

"Imagino que ela tinha mais de 4 metros fácil", conta.

Sucuris podem demorar 1 mês para digerir presas

Guia flagra de abraço mortal ao momento em que sucuri engole presa.

Célio Araújo/Arquivo Pessoal

A digestão das serpentes chama atenção. A cobra pode demorar até 1 mês para digerir as presas e passam a maior parte do tempo debaixo d'água, para não ser atacada.

A doutora em Ecologia e especialista em répteis, Juliana de Souza Terra, explicou que as sucuris podem passar mais de um mês digerindo animais grandes, como porcos e capivaras. Mas elas só conseguem engolir as presas "gigantes" devido as adaptações em seus corpos.

"Elas conseguem deformar temporariamente o crânio, a mandíbula é flexível permitindo que elas abram bastante a boca. O ângulo de abertura em algumas espécies pode chegar a 180ºC, também tem o fato de terem a pele bastante elástica e as costelas móveis", apontou a especialista.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: