Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

IPVA serão mantidas

Alíquotas do IPVA serão mantidas no próximo ano, anuncia Reinaldo Azambuja


As reduções das alíquotas do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) de 2022 serão mantidas para o ano que vem. A informação partiu do próprio governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (17), em Campo Grande.

Segundo ele, a decisão foi tomada junto com o governador eleito Eduardo Riedel (PSDB). "Tivemos uma redução do IPVA e ela será mantida para 2023. Isto já foi uma decisão tomada pelo Eduardo Riedel com a sua equipe. Vamos publicar o decreto com estas alíquotas mantendo estes valores nos próximos dias", disse o governador.

O IPVA é um tributo obrigatório para donos de veículos com menos de 15 anos de fabricação e precisa ser pago anualmente. O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado e é a segunda maior fonte de arrecadação tributária de Mato Grosso do Sul. O valor é calculado sobre o preço médio de mercado dos veículos, chamado de valor venal.

A lei n° 1.810 de 22 de dezembro de 1997 é que rege a cobrança de IPVA em Mato Grosso do Sul. Ela define inclusive as alíquotas de cada veículo. O Governo do Estado promoveu redução nos valores para contribuir com os motoristas, promovendo justiça social.

Alíquotas

A Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) apontou que a alíquota do IPVA deste ano foi de 3% para automóveis, o que significa uma redução de 40% do que é previsto em lei, que é de 5%.

Já para caminhão, ônibus e micro-ônibus a alíquota fica em 1,5%, redução de 50% na cobrança, já que antes era 3%.

Outra redução mantida será para os motorhomes, que neste ano teve alíquota de 1,5%, porque teve redução de 50% (antes era 3%). Já para as motocicletas, a alíquota continua em 2%.

Os automóveis com capacidade de até oito pessoas, excluído o condutor, que utilizem motores acionados a óleo diesel a alíquota é de 4,5%, o que significa uma redução de 25%.

Quem decidir por pagar o imposto à vista, o desconto será de 15% no valor aos veículos usados. Ele pode ser efetuada até o dia 31 de janeiro.

Outra opção é o pagamento em cinco parcelas nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Cada parcela não pode ser inferior a R$ 30,00 no caso das motocicletas e R$ 55,00 em relação aos demais veículos.

Economia Destaque Fotográfico

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!