Mato Grosso do Sul enfrenta nova onda de calor até quarta-feira com 5°C acima da média
Essa é a primeira onda de calor em junho após as frentes frias que fizeram as temperaturas despencarem em MS
O grupo Tchakabum avisou e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alertou: olha a onda, olha a onda! Mas não é a onda do mar e sim a onda de calor que voltou para Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (10).
O Inmet está com alerta vigente a partir desta segunda até a próxima quarta-feira (12). A previsão é novamente de temperaturas 5°C acima da média, com risco à saúde. Essa é a primeira onda de calor em junho após as frentes frias que fizeram as temperaturas despencarem em MS na segunda quinzena do mês de maio.
A onda de calor aumenta a temperatura e deixa a situação do tempo seco ainda pior. Inclusive, quatro cidades sul-mato-grossenses estiveram entre as mais secas do Brasil no domingo (9). O aviso de baixa umidade do ar do Inmet para MS continua em vigor.
De acordo com o Inmet, não há previsão de chuvas consideráveis e as máximas podem chegar aos 32°C em Campo Grande. Já mínima não passa dos 20°C.
Conforme o instituto, as regiões mais quentes devem ser a norte e a pantaneira, onde os termômetros podem atingir os 36°C, como é o caso das cidades de Sonora, no norte do Estado, e Corumbá, no nordeste.
Apesar do calor intenso durante o dia e tempo bastante seco, o clima "desértico" predomina, fazendo com que a mínima possa ser de 17°C, ou seja, clima ameno durante as madrugadas.
Beba água
A recomendação é ingerir bastante água, umidificar o ar e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, como das 9h às 16h. Isso porque a condição pode causar danos à saúde.