Diretor do Grêmio diz que CBF não fez nada por clubes do Sul após tragédia

LIVIA CAMILLOSÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Desde que paralisou o Campeonato Brasileiro por duas rodadas, a CBF ainda não estruturou projetos para apoiar os clubes do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes.

Diretor do Grêmio diz que CBF não fez nada por clubes do Sul após tragédia

LIVIA CAMILLO
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Desde que paralisou o Campeonato Brasileiro por duas rodadas, a CBF ainda não estruturou projetos para apoiar os clubes do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes. Pelo menos é o que afirma Henrique Gutterres, executivo de marketing do Grêmio.

Pouco mais de um mês após o início da tragédia climática, o os clubes gaúchos tentam encontrar meios de se reestruturar, mas não contam com a estrutura da CBF nesse processo.

"Se a gente ver quais foram as decisões da CBF que ajudaram as equipes do Sul, a gente vai ver que não teve, né? Basicamente, a CBF delegou para cada clube a sua negociação. A única coisa que a CBF fez foi a paralisação do Campeonato Brasileiro por duas rodadas, mas também o fez porque sofreu uma pressão enorme dos clubes e, principalmente, da sociedade", afirma Gutterres em entrevista à reportagem.
O responsável pela área de publicidade do Tricolor Gaúcho também entende que as ações pontuais da principal entidade do futebol brasileiro não se transformaram em um projeto estruturado a médio e longo prazo.

CAMPANHA 'JOGANDO JUNTO'
Internacional e Grêmio trabalham em uma ação conjunta, chamada de "Jogando Junto - Pela Reconstrução do RS", criada para estimular a doação de empresas para o processo de reestruturação do estado.

No primeiro momento, essa junção é para dar visibilidade e trazer recursos, trazer investimentos nessa reconstrução, que a gente sabe que é uma fase longa. Isso vem funcionando muito bem. Além da questão do "Jogando Junto, a gente entende que estamos em uma região muito pobre [da Arena do Grêmio], onde muitas famílias foram afetadas. Então, a gente está dentro da comunidade nesta quinta-feira (13), fazendo comida, fazendo faxina, ajudando em todos os aspectos.

AÇÕES DA CBF
Contatada pela reportagem, a CBF pontuou as ações que foram realizadas em prol da reconstrução do Rio Grande do Sul até o momento. São elas:
- Realização do jogo beneficente em parceria com a Rede Globo;
- Doação financeira;
- Alterações na tabela;
- Apoio da Fifa, que garante investimento e fomento para o futebol e clubes menores.