Marketing digital e offline, vendas e atendimento, precificação, diferença de mensagem e oferta, planejamento participativo, reforço da marca e visual merchandising, são temas de palestras e oficinas ofertadas para os empreendedores da Feira do Bosque da Paz. Desde novembro de 2023, o Sebrae/MS, em parceria com a organização do evento, tem apoiado os expositores com o intuito de gerar mais vendas e profissionalização da feira, cuja próxima edição está com data marcada para este domingo, 16 de junho.
A feira é realizada todo terceiro domingo do mês na Capital e tornou-se um ponto de referência para empreendedores e visitantes, atraindo mais de 15 mil pessoas e reunindo mais de 500 expositores por mês. Desde a criação, o evento impacta diretamente a economia local, beneficiando mais de 1.100 famílias. A idealizadora e gestora da feira, Carina Zamboni, ressalta que a parceria com o Sebrae contribui para ampliar ainda mais a iniciativa cultural.
"Os principais fatores que nos levaram a assinar a parceria foram a ideia de profissionalização e crescimento da feira e a capacitação da equipe organizadora e dos expositores. A diferença é nítida, quem participa das capacitações se destaca e expande seus negócios. Eles começam a se entender como empresas e melhoram a exposição dos produtos, as redes sociais e a fidelização de clientes", afirma a idealizadora.
Por meio da parceria, já foram capacitados mais de 80 empreendedores e a proposta é aumentar o número. Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Luciana Duarte, as mudanças após as capacitações já são observadas. "Nós já conseguimos ver a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos empresários na feira. Têm expositores que já mudaram o layout de stand e fizeram cartões de visita, o que atrai mais clientes, para oferecer para o cliente que não vai comprar ali na hora, mas pode ser futuramente feito um negócio", avalia.
Além do treinamento, o Sebrae atua junto à estruturação física da feira, para uma profissionalização do espaço cultural. Desde então, há mais banheiros disponíveis, palco, cadeiras e um pórtico de entrada. "Isso fez uma grande diferença, especialmente para os expositores da área de gastronomia, pois a área de convivência aumentou o fluxo de visitantes", detalha Luciana.
Uma das empresárias que participou dos cursos no primeiro semestre deste ano foi Priscilla Rosa, proprietária da Prinm Peças em Resina. Após as capacitações, ela criou um uniforme e padronizou embalagens. "Quando comecei a expor nas feiras, eu só colocava os produtos em cima da mesa, não tinha nem expositor. Com as oficinas fiz muitas melhorias na minha empresa. Essas mudanças aumentaram minhas vendas e melhoraram o relacionamento com os clientes. A parceria com o Sebrae faz com que cresçamos não apenas em conhecimento, mas também como colaboradores para o sucesso da feira", pontua.
Para a expositora Lucienne Lopes, dona do Lú Lopes Ateliê, toda oportunidade de participar das capacitações é valiosa. "Após as palestras, apliquei as técnicas aprendidas e vi um aumento significativo no meu público. O Sebrae me ajudou a ser mais confiante e segura no desenvolvimento do meu trabalho".
A proprietária da Raila Handmade Ateliê, Surraila Alves, também enfatiza as melhorias que sentiu após o início da parceria. "Com as orientações do Sebrae, aprendi a comunicar melhor os valores e vantagens dos meus produtos, fidelizando meu público. A expectativa é que a marca seja cada vez mais reconhecida. Estamos trabalhando para esse futuro".
A idealizadora da feira explica que os desafios enfrentados pela feira incluíam a gestão, planejamento e marketing. Com a ajuda do Sebrae, a organização conseguiu entender melhor seu público e direcionar suas estratégias de marketing. "Agora, nossos planos futuros são levar nossa feira para as cidades do interior, fortalecendo a cultura do nosso estado e proporcionando lazer para todos", conclui Carina.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.