Incêndio atinge parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, no RJ

JORGE ABREUSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um incêndio atinge nesta sexta-feira (14) a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, no interior do Rio de Janeiro, na divisa com Minas Gerais.

Incêndio atinge parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, no RJ

JORGE ABREU
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um incêndio atinge nesta sexta-feira (14) a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, no interior do Rio de Janeiro, na divisa com Minas Gerais. A informação foi confirmada pela concessionária responsável pelo local. As chamas ainda não foram controladas.

Em nota, a Parquetur informou que neste sábado (15) a área afetada será fechada, e medida poderá seguir no domingo (16). A concessionária disse que segue às orientações do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e apoia as ações de controle do fogo.
A causa do fogo não foi divulgada.

"Os eventos programados para o marco do início da temporada de montanhas que ocorrerão na parte baixa amanhã, dia 15, estão mantidos. Já a abertura da parte alta prevista para domingo, 16 de junho, está sujeita a confirmação", diz o comunicado.

Considerado o primeiro parque nacional do Brasil, o Itatiaia foi criado em 1937, e fica localizado na Serra da Mantiqueira, que ocupa os municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais.

O Pico das Agulhas Negras (ponto culminante) tem altitude que varia de 600 a 2.791 metros, com um relevo formado por montanhas e diversas elevações rochosas. Já na região do Planalto do Itatiaia, ou parte alta, é possível encontrar campos de grande altitude, além dos vales suspensos, local onde nascem os rios.

O parque possui nascentes de 12 bacias hidrográficas regionais importantes, responsáveis por drenar a água para duas bacias: a do rio Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, e a do rio Grande, afluente do rio Paraná. Na parte baixa, há cursos d'água e espaços para visitação.