Uma intensa tempestade, destelhou mil e duzentas casas em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. A prefeitura calcula que cerca de 15 mil pessoas foram diretamente atingidas pelo temporal, na noite de sábado. Foram 15 segundos intensos de queda de granizo, ventos muito fortes e chuva torrencial.
Além das residências, foram danificados dois postos de saúde, quatro escolas, o prédio da Secretaria municipal da Saúde, o Museu Arqueológico e estabelecimentos comerciais. O município registrou também queda de postes de energia e de árvores em diversas ruas.
A prefeitura deve decretar situação de emergência por conta dos prejuízos.
De acordo com a Defesa Civil do estado, esse fenômeno se trata de uma microexplosão, que acontece em tempestades intensas com muitas descargas elétricas e granizo.
Quando a nuvem não suporta mais a quantidade de água, ela "despeja" toda essa quantidade significativa de chuva em direção ao solo, fazendo com que ocorra muita precipitação em pouco tempo. A chuva geralmente vem junto com rajadas de vento que podem chegar a 150 quilômetros por hora, explicou a Defesa Civil.