Em Brasília, Marcelo Mourão discute Nova Ferroeste passando por Dourados
O vereador Marcelo Mourão (PL) participou na tarde desta segunda-feira (17), em Brasília, de reunião de trabalho representando a Câmara de Dourados.
O vereador Marcelo Mourão (PL) participou na tarde desta segunda-feira (17), em Brasília, de reunião de trabalho representando a Câmara de Dourados. No encontro discutiu-se a construção e reativação da ferrovia que liga o estado de São Paulo ao Mato Grosso do Sul, já chamada de "Nova Ferroeste".
O encontro, solicitado pelo secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab, teve como pauta a Malha Ferroviária Oeste paulista; transformação do modal ferroviário.
A reunião aconteceu no Ministério dos Transportes e Marcelo Mourão foi o único vereador presente. As demais autoridades eram prefeitos do centro-oeste paulista, municípios que se formaram a se desenvolveram em face da ferrovia.
O grupo defendeu um novo conceito, que estão chamando de ferrovia compartilhada, onde o estado brasileiro subsidie, faça a gestão e que todos possam utilizar a ferrovia, assim como já é em alguns países, como, por exemplo, nos Estados Unidos.
Marcelo Mourão defendeu com veemência que o traçado da ferrovia passe por Campo Grande e Maracaju, até chegar em Dourados, seguindo rumo a Ponta Porã.
"Não podemos deixar Dourados de fora dessa rota; vamos trabalhar por isso e também contar com a bancada federal de Mato Grosso do Sul para que possa, ao seu devido tempo, mostrar à cúpula do governo a importância desse traçado para o MS, que, certamente, impactaria positivamente ainda mais o crescimento de nossa região e o desenvolvimento do estado como um todo", salientou Mourão.
No final, o vereador douradense agradeceu a oportunidade de fazer parte da reunião de trabalho e poder ouvir de secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, que o governo federal vai abrir consulta pública para tratar do tema. Também participaram do encontro, empresários da área de ferrovias e assessores do Ministério dos Transportes.