Estado de SP entra em alerta para risco de incêndios

O estado de São Paulo entrou em alerta para incêndio nesta semana.

Estado de SP entra em alerta para risco de incêndios

O estado de São Paulo entrou em alerta para incêndio nesta semana. De acordo com o Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil Estadual, a situação mais crítica, de alerta máximo, será na região central e oeste do estado, onde ficam as cidades de Araraquara, Bauru, Araçatuba e Presidente Prudente, a partir de desta quarta-feira, dia 19.


A ferramenta do Mapa de Risco de Incêndio funciona com base de dados meteorológicos para determinar quais são os locais com maiores chances de queimadas. De acordo com os meteorologistas o tempo quente e seco, com umidade relativa do ar abaixo de 30% deve permanecer até a próxima segunda feira em boa parte do estado.


É nesse período do ano que a Defesa Civil também intensifica os esforços para conscientização da população. De acordo com o levantamento da Secretaria do Meio Ambiente, 90% dos 158 incêndios em 2023 tiveram como causa a ação humana. Seja com pessoas queimando lixo, pasto, fazendo fogueiras ou soltando balões nessa época de festas juninas.


O Coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador estadual de proteção e defesa civil fez o alerta de que soltar balões é crime e causa riscos a toda população.


De acordo com a defesa civil, esse período crítico de estiagem vai até outubro. Para receber alertas sobre riscos de desastres, a defesa civil orienta as pessoas a mandarem SMS para o 40199.

© Ascom/CBMMS

Meio Ambiente Situação de maior risco fica na região centro-oeste do estado São Paulo 18/06/2024 - 14:29 Ana Lúcia Caldas / L Pedrosa Nelson Lin, repórter da Rádio Nacional São Paulo queimadas e incêndios terça-feira, 18 Junho, 2024 - 14:29 1:41