O técnico argentino Ricardo Gareca vai reencontrar o Peru na sexta-feira (21), desta vez como técnico do Chile, na estreia das duas seleções na Copa América-2024. O ciclo de Gareca deixou uma lembrança indelével no Peru, país que ele levou de volta à Copa do Mundo da Rússia-2018 após 36 anos de ausência. Hoje, ‘El Tigre’ está tem a missão de reconstruir a seleção chilena, que teve um início decepcionante nas atuais Eliminatórias para a Copa do Mundo sob o comando de seu compatriota Eduardo Berizzo. O Peru também vive uma nova etapa, com o uruguaio Jorge Fossati como treinador. A partida do Grupo A, liderada pela campeã mundial Argentina, começa às 19h, horário local (21h), na casa do Dallas Cowboys na NFL: o AT&T Stadium.
O Chile de Gareca fez amistosos promissores rumo à Copa América, sendo que o último deles terminou com uma sólida vitória por 3 a 0 sobre o Paraguai, com gols de Víctor Dávila (duas vezes) e Eduardo Vargas. Os chilenos haviam vencido a Albânia pelo mesmo placar e perderam para a poderosa França, embora com um placar apertado de 3 a 2. “Estou muito focado na importância de um torneio como a Copa América e isso ocupa minha mente, além de todo o meu passado e do fato de ter muito carinho (pelo Peru) pela forma como me trataram e por todos os anos vividos com a equipe”, comentou Gareca, de 66 anos, nesta quinta-feira (20), em entrevista coletiva.”Sou um profissional, ganho a vida com isso e hoje estou totalmente focado em tudo o que tem a ver com a seleção chilena, embora sejamos seres humanos e não robôs”, destacou. Embora ele tenha dispensado velhos ícones, incluindo Arturo Vidal, Charles Aránguiz e Gary Medel, a equipe mantém peças como Alexis Sánchez e o goleiro Claudio Bravo como remanescentes da ‘Geração de Ouro’ que conquistou a Copa América em 2015 e 2016."Temos fome de fazer uma boa Copa América, com a nossa essência de competir com qualquer time”, alertou Bravo.
Jorge Fossati, de 71 anos, também obteve bons resultados na preparação do Peru, com três vitórias e um empate.”É normal que no Peru se fale muito de Ricardo [Gareca] e ele seja lembrado, porque fez um ótimo trabalho comandando a seleção peruana. Ele conquistou o respeito e o carinho da torcida, da imprensa e dos jogadores. Isso não me incomoda em nada”, destacou Fossati. “No futebol não há confrontos individuais: o Peru joga contra o Chile e o resto faz parte do folclore”, acrescentou. Fossati assumiu o lugar de Juan Reynoso. Um símbolo da velha guarda, Paolo Guerrero, está em sua lista de convocados. Será a sexta Copa América do artilheiro. ‘El Predador’, de 40 anos, lidera o ranking dos maiores artilheiros da Copa América ao lado do chileno Vargas, ambos com 14 gols. Os dois vão se encontrar na sexta-feira no AT&T Stadium em Arlington.
O brasileiro Wilton Sampaio será o árbitro principal da partida, mas os olhares estarão voltados para as compatriotas Edina Alves, quarta árbitra, e Neuza Back, quinta. Edina e Neuza serão as primeiras mulheres a compor um órgão de arbitragem na história do torneio de seleções mais antigo do mundo.
Prováveis escalações:
Peru: Pedro Gallese – Miguel Araujo, Carlos Zambrano, Alexander Callens – Luis Advíncula, Piero Quispe, Wilder Cartagena, Marcos López, Sergio Peña – Edison Flores e Gianluca Lapadula. Técnico: Jorge Fossati.
Chile: Claudio Bravo – Mauricio Isla, Paulo Díaz, Igor Lichnovsky, Gabriel Suazo – Erick Pulgar, Marcelino Núñez – Alexis Sánchez, Darío Osorio, Víctor Dávila – Eduardo Vargas. Técnico: Ricardo Gareca.
Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações da AFP