Escritor Jeferson Tenório, de 'O avesso da pele', a escritora Socorro Acioli e o ator Antônio Pitanga são presenças confirmadas no evento. A programação começa nesta quarta-feira (3) e segue até sábado (6). Publicado em 2020, "O Avesso da Pele", de Jeferson Tenório, conta a história de um jovem que teve o pai morto em uma abordagem policial
Carlos Macedo/Feira do Livro e Reprodução/Redes Sociais
Bonito é mais que a capital do ecoturismo brasileiro, é polo para debates culturais importantes em Mato Grosso do Sul. Nesta semana, entre quarta-feira (3) e sábado (6), a literatura será o grande destaque na cidade das águas cristalinas.
? Clique aqui para seguir o canal do g1MS no WhatsApp
A 8ª edição da Feira Literária de Bonito (Flib) apresenta em 2024 como tema "Literatura: Fronteiras e Travessias". Com programação 100% gratuita, o evento envolve literatura, teatro, música, cinema e outras expressões artísticas.
O autor de "O avesso da pele", Jeferson Tenório, é uma das atrações confirmadas no evento. Entre os escritores do cenário nacional, Socorro Acioli, Geovani Martins, Janaina Tokitaka, Kaka Werá, Susana Ventura e Jô Freitas vão marcar presença na Flib.
Flib, em 2023.
Reprodução
Os escritores regionais que vão estar no evento são: Douglas Diegues, Vini Willyan, Eva Vilma, Nycolas Verli, Diana Pilatti, Tânia Souza, Josiane Francisco, Adrianna Alberti, Marlene Mourão, André Ramalho, Isloany Machado, Gleycielli Nonato e quadrinistas como Marina Duarte, Dudu Azevedo, Fábio Quill e Fred Hildebrand.
Nesta edição, os homenageados serão Helio Serejo, Graciliano Ramos e Aglay Trindade, reconhecidos por suas contribuições à literatura regional e nacional.
Programação
Ator Antônio Pitanga é destaque da edição deste ano.
Reprodução
A programação inclui oficinas literárias, rodas de conversa e palestras. Com um palco principal, na principal praça da cidade, cantores vão animar o público.
Vai ter a banda Tukum (RJ), Jerry Espíndola, Guga Borba, Vozmecê, Maria Alice e Pedro Ortale, Érica Espíndola e Flávio Bernardo e Corvo e os Malditos do Cerrado. Além de improvisações do Slam Camélias, que prometem trazer batalhas de poesias vibrantes.
O evento agrada a todos, de todas as idades. As crianças também terão espaços exclusivos, como a "Tenda Flibinha", e uma programação especial. Além de um circuito cultural infantil, haverá contação de histórias com Badaiá e a oficina "Palavras Poéticas", com Vini Willyam. Ramona Rodrigues preparou um varal de brinquedos, seguido de oficina.
Clique aqui e veja a programação completa!
Lançamentos
A Flib, tradicionalmente, é um palco de lançamentos literários. Neste ano, serão lançadas as seguintes obras:
Grupo Acaba: A História dos Cantadores do Pantanal, de Rodrigo Teixeira;
Besouro-Tigre, de Gustavo L. Ribeiro;
Uma Colcha de Retalhos, Ela Disse, de Jander Gomes;
Diálogos do Ócio, de Bosco Martins;
Anninha em: Será que a Vaca quer Acabar com o Planeta?, Helen Fernanda Gomes;
Dupla Identidade, de Isabel Fiorese;
Beata Laura Vicuña, de Irmã Nilda Rangel;
Fim de Plantão, de Rodrigo Ostemberg;
O Pantanal em 4 Tempos, de Percival Gomes;
Nudes, de Eva Vilma.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: