Apesar de termos entrado no sétimo mês do ano, dados divulgados nesta quinta-feira (4), sobre relações de trabalho na indústria de Mato Grosso do Sul, chegaram até o quinto mês do ano. O montante é positivo, sendo que o setor industrial de MS, abriu 5.151 novas vagas formais de emprego entre os cinco primeiros meses deste ano contabilizados números de janeiro a maio de 2024.
Veja abaixo, detalhes dos setores que mais empregaram, perfazendo ao menos 11 áreas, que mais contabilizaram contratações de janeiro a maio. A indústria das usinas de etanol ficaram em primeiro lugar. Já em relação aos municípios, constata-se que em 50 deles ante 79 de MS, as atividades industriais registraram saldo positivo
O conjunto da atividade industrial foi responsável no mês de maio, pela abertura de 532 postos formais de trabalho em Mato Grosso do Sul, resultado de 8.308 contratações e 7.776 demissões, conforme levantamento do Observatório da Indústria.
Assim, a soma do acumulado de janeiro a maio, são 5.151 vagas abertas pela indústria, resultante de 45.252 contratações e 40.101 demissões, alcançando uma participação de 26% do total de vagas abertas no estado no período indicado.
Vagas por áreas
De acordo com a pesquisa, as atividades industriais que mais abriram vagas no mês de maio foram:
Já as atividades industriais que mais abriram vagas no acumulado de janeiro a maio foram:
Em relação aos municípios, constata-se que em 50 deles as atividades industriais registraram saldo positivo de contratação no período de janeiro a maio de 2024, proporcionando a abertura de 6.896 vagas.
Entre as cidades com saldo positivo destacam-se:
Por outro lado, em outros 27 municípios as atividades industriais registraram saldo negativo, proporcionando o fechamento de 1.745 vagas. Entre as cidades com saldo negativo destacam-se: