Este domingo reserva grandes emoções aos fãs de futebol, especialmente as finais da Eurocopa e da Copa América. No torneio europeu, disputado na Alemanha, a tricampeã Espanha enfrenta a Inglaterra, que busca o título continental inédito. Já na competição sul-americana, a atual campeã Argentina encara a Colômbia, nos Estados Unidos.
Eurocopa
No estádio Olímpico de Berlim, Espanha e Inglaterra se enfrentam às 15h. A seleção espanhola busca o tetracampeonato do torneio, enquanto a Inglaterra, que não conquista nenhum título desde 1966, tenta o primeiro troféu europeu.
A Espanha chega à final da Eurocopa com a melhor campanha do torneio, com seis vitórias até aqui. Com o brilho dos jovens Lamine Yamal e Nico Williams, a seleção espanhola passou com 100% de aproveitamento no Grupo B, vencendo Croácia, Itália e Albânia.
Diferente da Espanha, a seleção inglesa chegou à final aos trancos e barrancos. Recebendo muitas críticas de torcedores e da imprensa local, o time de Gareth Southgate deixou a desejar na primeira fase, apesar de ser líder do Grupo C, com apenas uma vitória e dois empates contra Sérvia, Dinamarca e Eslovênia.
Copa América
Atual campeã mundial e sul-americana a Argentina vai em busca do bicampeonato da Copa América neste domingo, às 20h, mas para isso terá de superar a Colômbia, equipe sensação e dona do melhor ataque do torneio, com 12 gols em cinco jogos.
Campeã apenas uma vez da Copa América, a Colômbia não chegava à decisão desde a conquista de 2001, mas vinha ganhando força no torneio, com duas semifinais nas três edições anteriores. A Colômbia se classificou em primeiro lugar no Grupo D, e garantiu a liderança ao empatar com o Brasil na terceira rodada. Nas quartas de final, goleou sem dificuldade o Panamá, por 5 a 0, e depois superou o Uruguai por 1 a 0 na semifinal, mesmo atuando com um jogador a menos em todo o segundo tempo.
Se a Colômbia tenta encerrar um jejum de 23 anos sem um título de expressão, a Argentina vive um momento oposto. Depois de ficar 28 anos sem conquistas, a equipe engatou uma série de troféus em sequência: Copa América-2021, Finalíssima-2022 e Copa do Mundo-2022. Agora, a Argentina busca a 16ª Copa América para deixar o rival Uruguai para trás e se isolar como a maior vencedora da competição.
Assim como a Colômbia, a Argentina chega à decisão com quatro vitórias e um empate. Perfeita na fase de grupos, com triunfos sobre Canadá, Chile e Peru, a equipe de Lionel Scaloni levou um susto diante do Equador nas quartas, avançando apenas nos pênaltis, e na semifinal repetiu o 2 a 0 sobre o Canadá.
Terceiro lugar
Ontem (13), a competição definiu o terceiro lugar. Uruguai bateu o Canadá nos pênaltis e ficou com a classificação de terceiro lugar. Nas penalidades, Koné e Davies desperdiçaram para o Canadá, enquanto o Uruguai converteu todas as cobranças que executou, vencendo a disputa por 4 a 3.
O Uruguai, maior campeão com 15 taças ao lado da finalista Argentina, conquistou o feito pela segunda vez. A primeira havia sido em 2004, quando venceu a Colômbia. Já o Canadá, apesar da derrota, deixou seus torcedores orgulhosos em sua primeira participação na Copa América. Ao longo do torneio, foram duas derrotas, dois empates e uma vitória.