Cubano é condenado a 18 anos pela morte de youtuber em SC motivada por motorhome de herança
Foi condenado a 18 anos de prisão em regime fechado o cubano Avilio Felix Rodríguez Mesa, réu pelo assassinato da ex-companheira, a youtuber Ivani Hoeff D'Agostino Costa, morta aos 57 anos em junho de 2022.
Foi condenado a 18 anos de prisão em regime fechado o cubano Avilio Felix Rodríguez Mesa, réu pelo assassinato da ex-companheira, a youtuber Ivani Hoeff D'Agostino Costa, morta aos 57 anos em junho de 2022. O crime aconteceu em Indaial, no Vale do Itajaí em Santa Catarina.
Avilio era o único acusado do crime, que de acordo com a tese do Ministério Público, foi provocado pelo interesse do réu no motorhome da vítima, usado nas viagens do casal que eram compartilhadas em um canal na internet.
A investigação identificou que Ivani havia deixado o veículo em testamento para Avilio. A condenação foi por feminicídio, com agravante de crime qualificado pela premeditação e motivo torpe, decidiu o Conselho de Sentença.
O G1 não localizou a defesa de Avilio, que está preso preventivamente desde 31 de agosto de 2022. A detenção foi mantida pela Justiça após o julgamento, que durou mais de 14 horas nesta semana.
Crime
Ivani morreu por afogamento em um ribeiro na comunidade Alto Warnow, em Indaial. Inicialmente, a morte foi tratada como acidental, porém, a investigação descobriu que ela caiu de um barranco após ser golpeada na cabeça por Avilio.
A ida dos dois ao local foi planejada pelo réu. Inicialmente, os dois partiriam de Balneário Camboriú, onde Ivani fez um procedimento cirúrgico no pulso, com destino a Curitiba.
"O réu convenceu a companheira a mudar a rota e passar por Indaial, no local onde dias antes eles haviam acampado. O pretexto era tirar novas fotos e permanecer lá por pelo menos um dia. Eles estacionaram o veículo em um local pouco habitado, próximo a um ribeirão, nos fundos de uma igreja católica", detalhou o MPSC.
Quem era Ivani
Ivani e o companheiro registravam os lugares que conheciam em vídeos e publicavam em um canal nas redes sociais chamado "Motorhome Sabiá". Na descrição, eles afirmavam que a iniciativa nasceu da vontade de sair da zona de conforto com a possibilidade de conhecer novos lugares no Brasil.
A viagem começou em dezembro de 2020 e a ideia era conhecer o país e as Américas. Antes de vir para Santa Catarina, Ivani morava em Rio Brilhante (MS).