Estão abertas as inscrições para capacitação gratuita em língua francesa para servidores, estudantes, colaboradores da da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e para a comunidade externa. O programa é uma ação conjunta com a Embaixada Francesa no Brasil, por meio do Serviço de Cooperação e Ação Cultural, com atuação da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova) e da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc). Para participar, os interessados devem preencher um formulário no Sistema de Informação e Gestão de Projetos até 24 de julho.
"A ideia das capacitações é que a gente possa trazer essa formação para servidores e estudantes, para que eles possam procurar oportunidades de pesquisa e de intercâmbio em países onde tem a língua francesa, que nós estamos precisando aprimorar na Universidade. São três cursos que nós estamos oferecendo [ ] e temos o Clube de Conversação que não precisa de inscrição. Ele é aberto para toda a comunidade universitária e para a comunidade externa também", afirma o diretor em exercício da Aginova, João Batista Sarmento dos Santos Neto.
Segundo o professor assistente de francês Loïc Le Morvan, existem muitas razões para estudar francês. "É muito útil no campo acadêmico, uma vez que a França possui algumas das melhores universidades e escolas de negócios, engenharia e ciências humanas, que estão classificadas entre as melhores instituições de ensino superior do mundo. Os estudantes podem se beneficiar de numerosas bolsas de estudo, como a bolsa de estudo Eiffel. Aprender francês também permite estudar em muitos outros países na Europa, África, Ásia e América", reforça.
A capacitação em língua francesa oferece níveis variados de formação. O curso "Francês Instrumental para mobilidade em países de língua francesa" (Franmobe 2) é destinado a estudantes de graduação, mestrado e doutorado da UFMS que concluíram o curso Franmobe 1. Para vagas remanescentes, são aceitos estudantes de graduação, mestrado e doutorado que demonstrem nível A1 em francês. O curso tem carga horária de 45 horas, com aulas presenciais às segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 19h, e oferece 40 vagas.
O curso Francês Intermediário 1 a distância é voltado para estudantes de graduação, mestrado, doutorado, docentes e técnicos-administrativos que concluíram o curso de Francês Inicial 2 a distância. Para vagas remanescentes, são aceitos candidatos que demonstrem nível A1 em francês. Este curso também tem carga horária de 45 horas, com aulas on-line às segundas e quartas-feiras, das 20h às 21h30, e disponibiliza 45 vagas.
No curso de Francês Intermediário 2 é voltado para estudantes de graduação, mestrado, doutorado, docentes e técnicos-administrativos que concluíram o curso de Francês Intermediário 1. Para vagas remanescentes, são aceitos candidatos que demonstrem nível A2 em francês. Com carga horária de 45 horas, as aulas são presenciais às segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h30. O curso oferece 45 vagas.
O Clube de Conversação Langage Café é aberto a qualquer pessoa interessada, brasileira ou estrangeira. As sessões ocorrem às quintas-feiras, das 18h às 19h30, com limite de 40 pessoas por encontro.