Pagamento será depositado ou transferido por Pix no dia 31 de julho; quem não for contemplado terá outras duas rodadas
A Receita Federal vai liberar até a quarta-feira (24) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. O pagamento será depositado ou transferido por meio do Pix no dia 31 de julho. A consulta é feita pelo site da Receita.
O fim do prazo para a entrega da declaração foi em 31 de maio, menos para os contribuintes de 399 cidades gaúchas, que poderão entregar o documento até o dia 30 de agosto.
Quem não estiver entre os contemplados deste segundo lote ainda terá a oportunidade de receber a restituição em outras duas rodadas de pagamento a serem desembolsadas.
Cronograma das restituições
Prioridades
No primeiro lote, os moradores das cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul entraram na lista de prioridades.
O calendário de pagamentos da restituição é dividido em cinco lotes, e os primeiros deles se referem a prioridades legais. As pessoas que fazem parte dessas prioridades recebem primeiro.
Quais são as prioridades legais
Idosos com 80 anos ou mais
Idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e portadores de doença grave
Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
Contribuintes do Rio Grande do Sul
Contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e também aqueles que escolherem a restituição por Pix
demais contribuintes
Desde o ano passado, a declaração pré-preenchida e a utilização do Pix como forma para receber a restituição entraram na lista de prioridades.
Como é feito o pagamento
O pagamento da restituição será realizado ao longo do dia 31 de julho, na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.
Os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Como consultar o segundo lote
Fonte: R7