O calorão predomina em Mato Grosso do Sul, aliado a baixa umidade relativa do ar. Nesta quinta-feira (25), o índice varia de 10 a 30%, principalmente nos horários mais quentes.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), um sistema de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens e chuvas, favorecendo o tempo quente e seco. Além disso, haverá predomínio do ar seco aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10 e 30%.
Campo Grande começa o dia com mínima de 19°C e deve alcançar 31°C. Na Grande Dourados, o sol será protagonista, de 16°C a 33°C. Em Ponta Porã e Iguatemi, na fronteira e ao sul, a mínima é de 16°C a 17°C e máxima de 29°C e 32°C, respectivamente.
No sudoeste e Pantanal, Porto Murtinho e Corumbá, a mínima será de 20°C e máxima de 33 a 35°C. Ao norte e Bolsão, Coxim e Paranaíba, a mínima será de 15°C e máxima de 32°C.
Contudo, a umidade relativa do ar exige o dobro de cuidados. A condição é de risco de incêndios florestais e à saúde. Portanto, a recomendação é ingerir bastante água, evitar exposição ao sol em horários mais quentes e umidificar o ambiente.