Seca extrema: Mato Grosso do Sul permanece sob alerta de perigo para umidade de 20%

Conforme o alerta, o tempo deve permanecer seco, com umidade entre 30% e 20%

Tempo (Ana Laura Menegat/Midiamax)

Tempo (Ana Laura Menegat/Midiamax)

Na tarde desta quinta-feira (1º), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de perigo para a baixa umidade do ar em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Conforme o alerta, o tempo deve permanecer seco, com umidade entre 30% e 20%.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, é decretado o estado de perigo e atenção.

Ao longo do dia, o tempo extremamente seco deve afetar todo o Estado. Confira na imagem do mapa:

Reprodução - Inmet

Tempo seco permanece em agosto

Segundo Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), o mês de agosto não será de refrescos e o período mais delicado está por vir.

Isso porque, dos dias 1° a 7 de agosto, o tempo segue firme na região pantaneira, com temperaturas estáveis e acima da média, entre 34?°C a 37?°C. A umidade relativa do ar também seguirá baixa, entre 10% e 30%. Isso, segundo Valesca, propicia um cenário de difícil enfrentamento aos incêndios florestais, até mesmo por meio de aeronaves.