O vídeo em que mostra um lobo-guará perambulando por uma estrada vicinal na cidade de Ribas do Rio Pardo viralizou nas redes sociais nessa segunda-feira (05).
O registro foi feito por um trabalhador da empresa de celulose Suzano, cuja fábrica foi recém-inaugurada naquela cidade.
O flagrante ocorreu por volta da meia-noite de hoje, conforme explica o autor do registro na publicação original. Rapidamente o post viralizou e foi compartilhado por seguidores.
O lobo estava sozinho na estrada da Fazenda São Félix, no trecho próximo à região do Cassununga. O trabalhador estava em uma caminhonete quando se deparou com o animal.
"Ele deve ter sentindo o cheiro do lixo orgânico e foi até a área de vivência da gente lá. Era umas 00h quando tive o prazer de presenciar a visita dele", contou o homem.
Ver esta publicação no Instagram
O lobo-guará, também conhecido como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará e aguaraçu, é o maior canídeo da América do Sul.
O mamífero destaca-se por seus membros longos e finos e pela coloração dos seus pelos, que são laranja-avermelhados em grande parte do seu corpo.
O lobo-guará apresenta hábito de vida solitário, sendo encontrado formando casais apenas na época reprodutiva e durante o cuidado parental.
Apresenta grande importância ecológica, sendo um importante dispersor de sementes. Importante símbolo do Cerrado, essa espécie hoje sofre com a destruição de seu habitat.