Bolívia pede ajuda ao Brasil para combater incêndios no florestais
Países têm 3,4 mil km de fronteiras; extensão abrange quatro estados brasileiros, incluindo MT e MS, que sofrem com queimadas no Pantanal O governo da Bolívia pediu auxílio ao Brasil para combater incêndios florestais na fronteira entre os dois países.
Países têm 3,4 mil km de fronteiras; extensão abrange quatro estados brasileiros, incluindo MT e MS, que sofrem com queimadas no Pantanal
O governo da Bolívia pediu auxílio ao Brasil para combater incêndios florestais na fronteira entre os dois países. De acordo com o Itamaraty, a solicitação é para o envio de dois tipos de aeronaves: para combate direto às chamas, e para transporte de brigadistas e bombeiros. O órgão brasileiro não estabeleceu prazo para respostar à solicitação boliviana.
O pedido do país vizinho é avaliado pelo governo federal. Parte das consultas para ver a possibilidade de ajuda é feita pelo Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores.
O Brasil tem 3.423 km de fronteira com a Bolívia. A extensão abrange quatro estados brasileiros, incluindo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que sofrem com os incêndios no Pantanal.
A região pantaneira tem feito ações de combate a incêndios com apoio de aeronaves das Forças Armadas e brigadistas em solo. Só neste ano, 1,4 milhão de hectares foram queimados pelo fogo no Pantanal, o que corresponde a cerca de 9% do bioma.
Nos primeiros dez dias de agosto, a Bolívia teve 5.568 focos de incêndio em todo o país. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).