Ex-secretário e empreiteiro são presos durante operação do Gaeco

Operação do Gaeco, na manhã desta terça-feira, prendeu o ex-secretário de Obras de Terenos, Isaac Cardoso.

Foto: Investiga MS

Foto: Investiga MS

Operação do Gaeco, na manhã desta terça-feira, prendeu o ex-secretário de Obras de Terenos, Isaac Cardoso. Ele era alvo do único mandado de prisão da Operação Velatus, que investiga esquema de corrupção no Município. Ele havia pedido para sair da secretaria há alguns dias e foi preso na Capital nesta terça-feira.

O Gaeco ainda cumpriu 09 mandados de busca na cidade de Terenos, 05 em Campo Grande e 01 na cidade de Santa Fé do Sul, no Estado de São Paulo.

O empreiteiro Hander Luiz Correa Grote era alvo de busca e apreensão, mas também foi detido ao ser flagrado com uma arma calibre 22, e encaminhado para a delegacia.

A arma estava registrada em nome de um terceiro. O empreiteiro é dono da HG Empreiteira & Negócios LTDA, também alvo da operação.

Hander Luiz foi salvo pelo pai, que compareceu à delegacia para organizar o pagamento de uma fiança de R$ 9,8 mil, estabelecida pelo delegado do Município.

O Ministério Público Estadual deflagrou, nesta terça-feira, a operação "velatus", com objetivo de combater um esquema de corrupção na atividade administrativa do município de Terenos, para a obtenção de vantagens ilícitas por meio de fraudes em licitações.

Segundo a investigação, o grupo criminoso, que conta com a participação de servidores públicos municipais, utilizando-se de pessoas jurídicas existentes, bem como criando CNPJS sem qualquer tipo de experiência, estrutura e capacidade financeira, desviou dinheiro público reservado para execução dos contratos celebrados.