Com o objetivo de divulgar a produção rural de Aquidauana, gerar renda e trazer conhecimento sobre novas tecnologias em diferentes cadeias do agronegócio, a 55ª ExpoAqui teve sua abertura realizada na quarta-feira (14), no Parque de Exposições do município.
O diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, destacou a importância do evento. "Conseguir trazer o empresário aqui para dentro é importante, isso aqui move e faz parte da sociedade. Enquanto o agro vai bem, toda a sociedade em volta, também vai".
A cidade é destaque no cenário da pecuária, ocupando o terceiro lugar no ranking estadual, com 791,8 mil cabeças de bovinos. Na produção de ovinos, alcança o quarto lugar do estado com mais de 13,7 mil cabeças. Com esse panorama, a exposição contará com a programação do Circuito Pecuário e da Vitrine de Ovinocultura do Senar/MS, na sexta-feira (16). O evento também conta com a exposição de uma horte na Vitrine de Horticultura do Senar/MS.
"O Senar está aqui junto com o Sindicato o ano inteiro, não é só na Exposição. Foram mais de 200 cursos, desde 2023 até hoje e mais de 2 mil pessoas que receberam esse conhecimento", ressalta Frederico, relembrando as ações da instituição no município.
Odilon Ribeiro, Prefeito de Aquidauana, também destacou a atuação local do Senar Mato Grosso do Sul. "Esse evento é da classe produtora, mas também é de toda a sociedade. Obrigado aos cursos do Senar que, para mim, é um exemplo de como ajudar a fomentar uma cadeia produtiva".
Também participaram da abertura, o Secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, os presidentes dos Sindicatos Rurais de Aquidauana, Paulo Ricardo Chedid, de Jardim, Helio Tadeu Ruiz e de Anástacio, Bedson Bezerra de Oliveira.
A 55ª ExpoAqui conta com o apoio do Sistema Famasul e segue até o dia 18 de agosto, com programação de vitrines, leilões, culinária e atrações musicais. A expectativa é que 40 mil pessoas passem pelo evento nesses cinco dias.