Na Capital, a temperatura começa a cair entre sexta-feira e sábado, quando a mínima deve chegar aos 12ºC
O mês de agosto em Mato Grosso do Sul tem sido marcado por variações significativas de temperatura. Após duas semanas de frio, o Estado agora enfrenta uma onda de calor intensa, que começou na sexta-feira (16). No entanto, essa fase de calor tem os dias contados, já que uma nova frente fria é esperada a partir da próxima quinta-feira (22), segundo a previsão do Climatempo.
Durante esta semana, as temperaturas mínimas podem cair para menos de 10°C em algumas partes do Estado, com o frio sendo mais acentuado na região sul, especialmente em cidades como Dourados, Ponta Porã, Sete Quedas, Naviraí, Amambai e Mundo Novo.
Em Corumbá, as temperaturas serão mais amenas, com um frio moderado. A mínima será de 14ºC. Três Lagoas, na região norte, enfrentará mínima de 11ºC.
Campo Grande deve ter mínima de 12ºC para o próximo fim de semana. A mudança será percebida entre sexta-feira (23) e sábado (24).
Valesca Fernandes, coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS (Cemtec), explica que “essa mudança climática acontece após uma semana de altas temperaturas e baixa umidade, com previsão de dias extremamente quentes até a chegada da frente fria”.
Até a chegada da nova frente fria, os próximos dias (segunda-feira à quarta-feira) serão marcados por calor intenso, com temperaturas muito altas e umidade relativa do ar extremamente baixa. Em alguns municípios do norte do Estado, os termômetros podem chegar a 40°C, com sensação térmica de até 43°C.