Jovem é preso por maus-tratos contra cachorros; um deles morreu enforcado
Dois cachorros com ferimentos provocados por maus-tratos foram resgatados pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de uma casa situada na cidade de Amambai.
Dois cachorros com ferimentos provocados por maus-tratos foram resgatados pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de uma casa situada na cidade de Amambai. No local, também foi localizada a carcaça de outro animal de estimação no quintal. O tutor, de 20 anos, foi preso em flagrante.
As autoridades chegaram até o local após denúncias anônimas. Ao conferir os fatos, além dos animais, os policiais também constataram a situação insalubre, com uma grande quantidade de fezes espalhadas por toda parte.
O cachorro encontrado morto era de porte médio e morreu por enforcamento pela própria corrente durante uma tentativa de escapar. O corpo já apresentava mau cheiro, sugerindo que a morte havia ocorrido há alguns dias.
Questionado, o jovem afirmou prestar assistência aos animais a cada dois dias, tendo em vista que não morava no local. A equipe foi até a residência onde ele disse morar e encontrou outro cachorro preso em um banheiro, em meio as fezes e urina.
A médica veterinária, Patrícia Kely, que deu assistência aos animais resgatados, os cães apresentavam estado de caquexia, desidratação, ectoparasitas (pulgas, carrapatos e sarna), além de infecções e anemia.
Os animais foram resgatados e ficaram aos cuidados da ONG e serão, posteriormente, colocados para adoção. O jovem foi preso em flagrante e conduzido à delegacia, devendo passar por audiência de custódia.
A Polícia Civil alerta que maus-tratos aos animais é crime com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e perda da guarda do animal, conforme previsto na Lei 14.064/2020. Em caso de morte do animal, a pena poderá ser aumentada em 1/3.