O Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomendou ao município de Três Lagoas, localizado a 330 quilômetros de Campo Grande, e ao Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Saúde estadual, que executem um plano de ação para reduzir as filas de espera para os procedimentos de cirurgia bariátrica na região da cidade.
Atualmente, 126 pacientes aguardam na fila por uma gastroplastia, o nome técnico da cirurgia bariátrica. Destes, 45 são residentes em Três Lagoas e Selvíria. Levando-se em conta que apenas dois desses procedimentos cirúrgicos são realizados por mês, conforme o contrato mantido pelo município, seriam necessários mais de cinco anos para atender à demanda atual existente na região, sem considerar os futuros pacientes que necessitarão da cirurgia nesse período.
Prazo para realização da cirurgia – A recomendação, expedida pela Promotora de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias, da 4ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas, estabelece que o prazo máximo de espera para os casos eletivos, ou seja, aqueles em que não há urgência, não deve ultrapassar 180 dias, e os casos urgentes e emergentes não devem ultrapassar o prazo de 30 dias.