Mato Grosso do Sul pode ter Universidade Federal do Pantanal, na fronteira Brasil-Bolívia

Previsão é de que Unipantanal, como deve ser chamada, seja construída em Corumbá

Cidade de Corumbá (Foto: PMC/Divulgação)

Cidade de Corumbá (Foto: PMC/Divulgação)

Projeto que tramita na Câmara dos Deputados quer criar Universidade Federal do Pantanal, na Fronteira Brasil-Bolívia, em Corumbá, a 427 quilômetros de Campo Grande. A indicação é da deputada federal Camila Jara (PT).

A recomendação pede a criação da Unipantanal, com a construção do Campus Universitário na fronteira, pensado "a partir do ponto de vista do Bioma Pantanal, em estreita colaboração e intercâmbio com universidades e centros de pesquisas localizados outras regiões de ambientes úmidos em todo o planeta".

O plano sustenta que é necessário espaço, território livre, em que a circulação de pessoas ligadas à comunidade científica e educacional seja isenta de burocracia, e os recursos humanos e técnicos (como laboratórios e equipamentos) sejam compartilhados e utilizados de maneira otimizada.

"Nesses espaços, poderíamos implantar Institutos Federais de Educação Técnica e campus universitários multilaterais para oferecer formação binacional ou trinacional de qualidade aos jovens fronteiriços. Além disso, laboratórios poderiam ser desenvolvidos para realizar pesquisas voltadas ao desenvolvimento da região e ao estudo da biodiversidade dos biomas inseridos na área", diz o texto.