Todos os biomas brasileiros registraram focos de incêndios nas últimas 24 horas, de acordo com o Programa Queimadas do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Foram mais de 2.700 focos, a maioria na Amazônia.
Ainda de acordo com o instituto, o Mato Grosso é o estado mais atingido, com 933 focos, seguido do Pará, com 415.
Segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mais de 7 milhões de hectares da Amazônia já foram consumidos pelo fogo. No Pantanal, os incêndios atingiram 2 milhões e 600 mil hectares, o que corresponde a mais de 17% do bioma. O Cerrado teve mais de 142 mil hectares queimados, o que representa quase 16% do bioma.
Na última terça-feira a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República anunciou o fretamento de mais cinco helicópteros para ajudar no combate aos incêndios. As aeronaves já atuam no Pantanal equipadas com um dispositivo capaz de lançar cerca de 2.500 litros de água.
Segundo o governo, 907 profissionais da administração federal auxiliam no combate ao fogo no Pantanal com outros quatro helicópteros, oito aviões e 44 embarcações. Na Amazônia 1.468 brigadistas estão trabalhando nas frentes contra os incêndios.
Nesta quinta-feira, ao lembrar o Dia da Amazônia, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a importância da união de esforços no combate à seca e aos incêndios.
*Com informações da Agência Brasil.