Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo". Para a ação, foi realizado o encharcamento das áreas onde o fogo surgia por causa da queima no subsolo. As equipes também cavaram trincheiras em volta dos focos para impedir a propagação do calor.
Equipes do ICMBio e do Ibama também atuam no combate dia e noite. Estima-se que mais de 10 mil hectares já tenham sido queimados. Neste domingo, duas 2 aeronaves de apoio devem se juntar a operação.
O trabalho tem exigido cooperação em várias frentes, tanto para prevenção quanto para prisão dos suspeitos de provocarem incêndios criminosos, como explica o Major Moura do Corpo de Bombeiros de Goiás.
"Quem vê essa situação dos incêndios florestais no estado, ela está sendo acompanhado pelo Gabinete de Crise, que foi instaurado pelo governador, em que temos a participação de várias instituições da Segurança Pública e outras pastas, de outras secretarias. Inclusive, ontem, a Polícia Militar conseguiu fazer a prisão em flagrante de três indivíduos, no interior do estado, que estavam provocando os incêndios".
O Instituto Nacional de Meteorologia chegou a emitir alerta vermelho para o domingo, por causa do grande perigo causado pela baixa umidade, abaixo de 12%, nos três estados do Centro-Oeste. A situação favorece grande risco de incêndios florestais e problemas à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.