A Defesa Civil paulista prorrogou o alerta de risco elevado para incêndios até o próximo sábado, 14, em todo o Estado. Até lá, a previsão aponta para dias com temperatura acima da média e baixa umidade do ar, durante o dia.
Esse cenário aumenta o risco de queimadas e incêndios em áreas de florestas. Para complicar, esse quadro dificulta ainda que os poluentes sejam dispersados, e assim impede a melhora na qualidade do ar, que vem sendo muito ruim na capital e em vários municípios do Estado. Apenas o litoral paulista ficou fora dos últimos alertas, já que tem registrado temperaturas mais amenas e mais umidade no ar.
Diante dessa situação, o Governo de São Paulo divulgou orientações em saúde e diretrizes para a população. A principal recomendação é que as pessoas evitem atividades físicas ao ar livre e bebam mais água. Para quem estiver dentro de casa, a orientação é manter portas e janelas fechadas, para reduzir a entrada de partículas nas residências.
Já em regiões de queimadas, como proteção adicional, a sugestão é utilizar máscaras quando sair de casa. Elas podem reduzir a inalação de partículas.
Para conter novos focos de incêndio, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) suspendeu temporariamente as autorizações de queima no estado para a despalha de cana, queima fitossanitária ou para manejo. As únicas exceções são para a implantação de aceiros que evitem a propagação do fogo, e casos específicos, quando solicitados diretamente pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.