Tramita na 11ÂȘ Zona Eleitoral de Mato Grosso do Sul, em Rio Brilhante, uma ação de investigação eleitoral do Partido Socialista Brasileiro (PSB) contra o prefeito de Nova Alvorada do Sul, JosĂ© Paulo Paleari (PP), e a candidata a vereadora Ivone JosĂ© da Rosa Santo (PL).
O PSB afirma que a filiação e o respectivo registro de candidatura de Ivone foram empreendidos por extrema pressão, coação e abuso de poder polĂtico e de autoridade por parte do prefeito. No processo, hĂĄ fotografias, documentos e conversas telefônicas que comprovariam a denĂșncia.
O partido alega que, no dia 23 de fevereiro de 2024, Ivone assinou a ficha de filiação. Entretanto, após tomar conhecimento, o prefeito teria promovido atos de coação, utilizando-se de seu poder pĂșblico, para coagi-la a se desfiliar para seguir na coligação dele. Ivone então trocou de partido no dia 4 de abril, se filiando ao PL.
Segundo a denĂșncia, Ivone e o esposo haviam recebido dois lotes de terrenos hĂĄ alguns anos da CODECON, porĂ©m, não haviam sido liberados os documentos para estes para a devida regularização. Ocorre que, neste ano, os lotes de terrenos passaram e ser regularizados e entregues aqueles que jĂĄ haviam sido contemplados. No entanto, no caso dela, houveram empecilhos pessoais e polĂticos que interferiram no recebimento de sua documentação.
"Para tanto, após tomar conhecimento de que a segunda representada havia se filiado no PSB, o primeiro representado passou a pressionĂĄ-la afirmando que ela não receberia os terrenos caso permanecesse em lado oposto ao dele Afirmou novamente que o primeiro candidato facilitaria o recebimento e regularização dos terrenos que lhe haviam prometido, utilizando-se da mĂĄquina pĂșblica para tal, condicionando que ela estivesse filiada ao partido deste, qual seja, o Partido Liberal - PL", diz partes da denĂșncia.
O PSB pede a responsabilização de Paleari por "abuso de poder polĂtico, na condição de agente pĂșblico, mediante a utilização da mĂĄquina pĂșblica, em franco desvio do poder de autoridade, com o intuito de interferir no equilĂbrio do pleito, de forma a viabilizar seu projeto de reeleição ao cargo de Prefeito Municipal, valendo-se, para alcançar o referido intento, da utilização de cargos, funções pĂșblicas e promoções pecuniĂĄrias e patrimoniais como meio de pressão para que funcionĂĄrios pĂșblicos mudassem de partido para fortalecer o seu apoio polĂtico".
Na ação, o partido solicita a cassação dos registros de candidaturas, inelegibilidade dos representados para as eleições dos próximos 8 (oito) anos subsequentes ao pleito municipal de Nova Alvorada do Sul - MS, e condenação a multa no valor equivale a 100 mil UFIR's, conforme artigo 41-A, caput, da Lei nÂș 9.504/97. 4.3.
A reportagem solicitou retorno do prefeito, mas atĂ© o momento da publicação não recebeu resposta.
Fonte: Investiga MS