Chuva preta no Rio Grande do Sul tem grande concentração de poluentes

A chuva preta que ocorre no Rio Grande do Sul devido às queimadas no país foi analisada pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Chuva preta no Rio Grande do Sul tem grande concentração de poluentes

A chuva preta que ocorre no Rio Grande do Sul devido às queimadas no país foi analisada pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A análise indicou que a amostra captada nesta quinta-feira (12/9) possuía concentração de partículas sólidas sete vezes maior do que o normal. A fuligem percorreu milhares de quilômetros até chegar ao Sul do Brasil, onde encontrou s nuvens de chuva.

De acordo com especialistas, a chuva fará uma limpeza na atmosfera, trazendo o retorno da qualidade do ar à sua normalidade neste final de semana. Entretanto, a melhora será temporária, porque entre terça (17/9) e quarta-feira (19/9) a fumaça retorna ao território gaúcho com grande intensidade.

De janeiro a agosto deste ano, os incêndios no Brasil já atingiram mais de 11 milhões de hectares do território do país, segundo dados do Monitor do Fogo Mapbiomas. Desse total, quase a metade ocorreu no mês de agosto.

© 18.09.2014/Valter Campanato/Agência Brasil

Meio Ambiente Porto Alegre 13/09/2024 - 10:36 Renato Lima / Rilton Pimentel Paula Coutinho, repórter da FM Cultura de Porto Alegre Queimadas Incêndios Rio Grande do Sul Chuva sexta-feira, 13 Setembro, 2024 - 10:36 63:00