Onda de calor chega ao fim e agora tempestade coloca 41 cidades de MS em alerta para "instabilidades severas"

Após uma longa estiagem, finalmente a previsão de chuva voltou a ser registrada em Mato Grosso do Sul.

Foto: Agência Brasil - EBC

Foto: Agência Brasil - EBC

Após uma longa estiagem, finalmente a previsão de chuva voltou a ser registrada em Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a ocorrência de tempestade em parte do estado.

Pela previsão, são esperadas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 40 a 60 km/h e até mesmo com probabilidade de queda de granizo.

O aviso está classificado na cor amarela, que representa grau de Perigo Potencial, com baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Ainda segundo as informações, o alerta começa a valor a partir da meia-noite de sábado (14) e persiste até às 10 horas de domingo (15). Ao todo, são 41 cidades na área de risco:

Amambai Deodápolis Japorã Paranhos
Antônio João Douradina Jardim Ponta Porã
Aral Moreira Dourados Jateí Porto Murtinho
Batayporã Eldorado Juti Rio Brilhante
Bela Vista Fátima do Sul Laguna Carapã Sete Quedas
Bodoquena Glória de Dourados Maracaju Tacuru
Bonito Guia Lopes da Laguna Mundo Novo Taquarussu
Caarapó Iguatemi Naviraí Vicentina
Caracol Itaporã Nioaque
Coronel Sapucaia Itaquiraí Nova Andradina
Corumbá Ivinhema Novo Horizonte do Sul

Instabilidades severas

A meteorologia explica que a combinação de sistemas conhecidos, como a atuação de um cavado e o suporte de ar quente e úmido da faixa norte do País, cria condições favoráveis para fortes tempestades.

Quando uma frente fria se encontra com uma massa de ar quente, o ar frio empurra o ar quente para cima, provocando chuvas intensas e ventos fortes. Essa condição tem sido observada nos últimos dias, impulsionada por uma forte massa de ar quente sobre a região central do Brasil e pela primeira grande frente fria de setembro, criando um ambiente propício para a formação de instabilidades severas.