Justiça manda suspender contas de WhatsApp em nome de candidato a vice-prefeito

A juíza eleitoral Luíza Vieira Sá de Figueiredo determinou o bloqueio de duas contas de WhatsApp que, segundo denúncia, seriam registradas em nome do candidato a vice-prefeito de Corumbá, Dr.

Foto: Investiga MS

Foto: Investiga MS

A juíza eleitoral Luíza Vieira Sá de Figueiredo determinou o bloqueio de duas contas de WhatsApp que, segundo denúncia, seriam registradas em nome do candidato a vice-prefeito de Corumbá, Dr. Manoel João (PP), que concorre na coligação liderada por Luiz Antônio Pardal (PP).

A decisão atende liminar da Coligação União Por Corumbá, que denunciou os números de WhatsApp pela divulgação de um vídeo fake com propaganda ofensiva, insinuando que o Dr. Gabriel seria assassino de crianças.

A juíza pontuou que a Justiça Eleitoral poderá determinar, por solicitação do ofendido, a retirada de publicações que contenham agressões ou ataques a candidatos em sítios da internet, inclusive redes sociais, sem prejuízo das sanções civis e criminais aplicáveis ao responsável.

Na avaliação de Luíza Vieira, a postagem teve a finalidade de atingir a honra do candidato, ultrapassando o limite da liberdade de expressão. Ela ressaltou quer ainda não se pode, liminarmente, imputar a publicação a Manoel João, mas solicitou que ele apresente defesa no prazo de dois dias.

A juíza também determinou o bloqueio dos telefones +55 67 9 93344990 e +55 67 9 9645 8930, bem como pediu às empresas responsáveis pelo WhatsApp que forneçam os dados cadastrais dos usuários.  

A reportagem solicitou retorno do candidato Dr. Manoel João, mas até a publicação ele não respondeu se os números, de fato, estão registrados no nome dele.

Foto: Ilustração