Para muitas pessoas, comer alface dá sono. Já se conhece a substância responsável por isso: a lactucina, que é encontrada, principalmente, no talo. Essa arma natural contra o estresse e a insônia já vem sendo estudada para virar um medicamento.
As alfaces mais consumidas no Brasil são a crespa e a americana. Alface não gosta de calor, nem de água dentro do maço. A umidade da geladeira também prejudica as folhas.
Propriedades nutricionais: a alface lisa é rica em cálcio e potássio. A alface americana é rica em fibra e vitamina C e a romana também tem bastante vitamina C. A alface roxa possui antocionina, antioxidante que combate os radicais livres.
Quando preparada na pressão ou imersa em água, as verduras perdem muito ferro e potássio. Se a pessoa tem carência de ferro, melhor consumir a verdura crua. Se a pessoa tem insuficiência renal, melhor consumir a verdura cozida porque dessa forma ela tem menos potássio, prejudicial para estes doentes, que têm dificuldade de eliminar o mineral.
Como conservar a alface? Lave as folhas e enxugue-as bem, com uma centrífuga, papel toalha ou pano de prato limpo. Guarde num recipiente plástico e forre com papel toalha no topo, o que vai amenizar a umidade da geladeira.
A alface é uma verdura que possui poucas calorias e é rica em fibras, que promovem a sensação de saciedade e favorece a perda de peso.
1. Mantém a saúde dos olhos
A alface é rica em vitamina A, um micronutriente importante para manter a saúde dos olhos, prevenindo a xeroftalmia e a cegueira noturna, além de prevenir a degeneração macular associada com a idade.
2. Evita o envelhecimento prematuro da pele
Graças ao teor de antioxidante, o consumo de alface ajuda a proteger as células da pele do dano causado pelos radicais livres. Além disso, fornece vitamina A e vitamina E, que protegem a pele dos raios ultravioletas do sol, e vitamina C, que é importante para o processo de cicatrização e produção de colágeno no organismo, promovendo, assim, a formação de rugas.
3. Mantém a saúde dos ossos
A alface é rica em diversos minerais como o cálcio e o fósforo, que estão relacionados com a formação dos ossos. Além disso, também possui magnésio que faz parte do processo de absorção e assimilação do cálcio, já que suprime a ação do hormônio responsável pela reabsorção óssea.
Além disso, essa verdura também contém vitamina K, que também está relacionada com o fortalecimento dos ossos.
4. Previne a anemia
Por conter ácido fólico e ferro, o consumo de alface pode também prevenir e tratar a anemia, já que esses são minerais relacionados com a formação dos glóbulos vermelhos. Devido ao tipo de ferro que a alface fornece, é importante que sejam também consumidos alimentos ricos em vitamina C para que a absorção intestinal seja favorecida.
5. Ajuda a combater a insônia
A alface possui propriedades calmantes que ajudam a diminuir o estresse e a excitabilidade do sistema nervoso central, ajudando a combater a insônia e fazendo com que a pessoa durma melhor.
6. Possui ação antioxidante
A alface é rica em antioxidantes, pois contém vitamina C, carotenoides, folatos, clorofila e compostos fenólicos, que evitam o dano causado pelos radicais livres às células e, por isso, o seu consumo regular poderia ajudar na prevenção de doenças crônicas, incluindo o câncer.
7. Combate a prisão de ventre
Por ser rica em fibras e água, a alface favorece o aumento do tamanho das fezes e a sua hidratação, favorecendo a sua saída e sendo uma excelente opção para quem tem prisão de ventre.