PMNAS

Confira as características dos vinhos do sul da Borgonha, na França

A região de Borgonha, na França, é conhecida por produzir alguns dos vinhos mais prestigiados do mundo, com diferenças marcantes entre suas sub-regiões.

Por Midia NAS em 21/09/2024 às 17:28:04

A região de Borgonha, na França, é conhecida por produzir alguns dos vinhos mais prestigiados do mundo, com diferenças marcantes entre suas sub-regiões. Ao comparar o sul e o norte da Borgonha, podemos identificar contrastes em termos de terroir, estilos de vinificação e características dos vinhos. O sul da Borgonha é dominado pelas regiões de Mâconnais e Côte Chalonnaise, áreas que produzem vinhos elegantes e relativamente acessíveis em comparação com os vinhos mais caros do norte.

De Mâconnais o destaque principal vai para os vinhos brancos feitos a partir da uva Chardonnay. Esses vinhos são tipicamente mais frutados, com sabores de frutas maduras, como pêssego e pera, e uma acidez mais moderada. Um exemplo notável é o Pouilly-Fuissé, que combina uma textura rica com frescor, resultando em um branco complexo e agradável.

De modo geral, os vinhos do Mâconnais tendem a ser menos amadeirados que os Chardonnays do norte e muitas vezes mais acessíveis, mantendo um caráter mais direto e acessível. Por sua vez, a sub-região de Côte Chalonnaise oferece tanto vinhos tintos quanto brancos.

Os vinhos tintos da Côte Chalonnaise, feitos da casta Pinot Noir, são geralmente mais leves e frescos do que os grandes tintos da Côte de Nuits, ao norte. Eles apresentam sabores de frutas vermelhas, como morango e cereja, com um toque mineral característico. Já os brancos são refrescantes, equilibrados e exibem notas de frutas cítricas e minerais.

Alguns produtores importantes desta região são: Domaine des Héritiers Jadot, que é famoso por produzir vinhos em várias denominações, especialmente em Mâconnais. Seus vinhos são renomados pela elegância e qualidade. Já Domaine Leflaive, embora seja mais famoso por seus vinhos da Côte de Beaune, também produz vinhos excepcionais na parte sul da Borgonha, especialmente no Mâconnais.

Por seu turno, a Domaine de la Bongran é um produtor de alta qualidade, conhecido por vinhos brancos excepcionais da denominação Viré-Clessé.A Domaine Bruno Colin, produz vinhos brancos e tintos elegantes na Côte Chalonnaise. Por fim, cito a Domaine de Villaine, dirigido por Aubert de Villaine, famoso por seus vinhos de alta qualidade em Bouzeron, onde a casta Aligoté, é destacada.

Os brancos da região combinam bem com frutos do mar (como vieiras e ostras), peixes grelhados (como robalo) e queijos cremosos como o Camembert ou o Brie. Os tintos, por seu turno, vão muito bem com bem com pratos como pato assado, carne de porco e cogumelos, ou seja, pratos de sabores marcantes porém temperados de forma parcimoniosa. Ressalto que as regiões do sul da Borgonha nos oferecem vinhos mais fáceis, tanto de beber quanto de comprar. Salut!!!

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2