Mais de 2 mil pessoas se voluntariaram para ajudar a recuperar a Floresta Nacional de Brasília. A mobilização é uma iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, entidade responsável por gerir e proteger locais de preservação em todo país.
Os trabalhos serão direcionados para a revitalização de trilhas e áreas atingidas pelos incêndios. Os voluntários também vão auxiliar no preparo de alimentos e oferta de água para os animais resgatados.
Lara Liz Guimarães é bióloga e vai ajudar na recuperação da FLONA:
"Eu queria muito ajudar por ser bióloga, amante da vida, da natureza e dos animais, além de ter uma certa experiência que poderia ser útil para auxiliá-los no que precisavam naquele momento".
Fábio Miranda, chefe da Floresta Nacional de Brasília destaca que com a ajuda da população e a chegada das chuvas, a expectativa é que a regeneração do cerrado na área de preservação volte ao normal em poucos anos. Mas, segundo ele, futuros incêndios podem retroceder toda essa recuperação.
"Com as primeiras chuvas, já começam a brotar os capins e algumas mudas de arbustos, que já estão surgindo, cobrindo o solo e dando uma certa estabilidade para ele. O grande desafio que enfrentamos no cerrado, como ressaltei antes, é a presença de muitas perturbações, principalmente o fogo e a disseminação de espécies exóticas. Isso tem atrapalhado muitas ações de recuperação"
Os interessados em participar da restauração ainda podem se inscrever como voluntários no link disponível nas redes sociais da Floresta Nacional de Brasília. No formulário de inscrição deve ser escolhido o tipo de ajuda, os dias da semana disponíveis e qual a sua condição física.
Com supervisão de Sheily Noleto, da Rádio Nacional em Brasília
Meio Ambiente Eles vão atuar na revitalização de trilhas e áreas atingidas pelo fogo Brasília 24/09/2024 - 21:33 Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde Nathalia Maciel - Estagiária da Rádio Nacional Incêndios incêndios criminosos terça-feira, 24 Setembro, 2024 - 21:33 2:14