Cinco cidades de Mato Grosso do Sul e uma região no meio do Pantanal foram os locais mais quentes nesta segunda-feira (30) de todo o País, segundo apontou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, três municípios de MS também estiveram entre aqueles com os menores índices de umidade relativa do ar.
As altas temperaturas são consequências de uma nova onda de calor começou a afetar todo o estado nesta segunda e promete continuar interferindo no clima até às 23h59 da quarta-feira (02). O alerta foi emitido pelo órgão e classificado na cor amarela, que representa grau de Perigo Potencial.
Por conta dessa condição climática, a qualidade do ar fica comprometida, com potencial ainda alto para queimadas e a visibilidade prejudicada com céu mais esbranquiçado. A umidade do ar no decorrer da semana pode ficar em alerta em várias capitais, colocando em risco a saúde de idosos e crianças.
Ainda conforme a meteorologia, na quinta-feira (03 ocorre a chegada de uma frente fria,, que deve trazer novamente o retorno do ar frio até a sexta-feira (04), porém, mesmo com a chegada deste sistema, áreas do Brasil central continuarão muito quentes, com temperaturas acima da média.