Com eleição apertada e 2° turno, candidatos vivem dilema no último debate
Quatro pesquisas no dia do debate devem incendiar confronto Os candidatos a prefeito de Campo Grande traçam estratégia para o último e decisivo debate, que acontece na próxima quinta-feira, com transmissão da TV Morena.
Quatro pesquisas no dia do debate devem incendiar confronto
Os candidatos a prefeito de Campo Grande traçam estratégia para o último e decisivo debate, que acontece na próxima quinta-feira, com transmissão da TV Morena. O embate será o último e terá a participação de candidatos que lideram as pesquisas divulgadas até o momento para Prefeitura de Campo Grande.
A TV Morena adotou o critério de convidar apenas quem tem cinco representantes no Congresso, seguindo determinação da Justiça Eleitoral. Com isso, estarão presentes: Adriane Lopes (PP), Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Luso Queiroz (PSOL) e Rose Modesto (União).
No último debate, realizado pelo Midiamax, na semana passada, os candidatos partiram para o ataque e protagonizaram confronto direto, com direito a acusações de ficha suja, folha secreta, questionamentos sobre Lula e Bolsonaro, entre outras alfinetadas. Sobrou para todo mundo.
Agora, os candidatos têm no debate de quinta uma espécie de última cartada. Com pesquisas internas, realizadas diariamente, as campanhas sabem onde os candidatos estão mais fracos e traçam estratégia para crescer e, mais que isso, derrubar adversários.
CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM
As pesquisas oficiais, registradas até o momento, apontaram Adriane, Beto e Rose como favoritos, o que aumenta a expectativa e também a preocupação com um eventual segundo turno, onde o adversário de hoje, pode se tornar o principal aliado de amanhã.
As campanhas terão que analisar se a melhor estratégia será mesmo o ataque, já que o terceiro colocado, seguindo as pesquisas, pode ser decisivo para o segundo turno. Por enquanto, os candidatos não demonstraram tanta preocupação e partiram para o ataque, seja nas propagandas ou nas guerras judiciais.
Adriane derrubou a propaganda de Eduardo Riedel (PSDB) pedindo votos para Beto, que rebateu, conseguindo decisão para suspender as que Tereza Cristina (PP) aparece pedindo por Adriane. A prefeita também aproveitou as últimas inserções para dizer que é a única verdadeiramente da direita, grupo que ela tem apostado para ser reeleita.
No dia do debate, estão programadas quatro novas pesquisas eleitorais, que podem ser decisivas para a estratégia das campanhas, com candidatos partindo para um ataque direto, ou optando por não se envolver em polêmicas, falando de projetos.
Do último confronto até os dias de hoje, o assunto mais delicado foi uma denúncia de um foragido, acusado de corrupção no Detran, de que teria agido para conseguir arrecadar dinheiro para campanha. Beto Pereira negou categoricamente e prometeu processar acusadores. A expectativa é de que o assunto possa ser tema do debate, como cartada final para a disputa que pode ser decidida voto a voto, visto que há pesquisas para "todos os gostos" e as campanhas têm expectativa positiva de ida para o segundo turno, única garantia até o momento.
Pesquisas
Nesta terça-feira (1°), o Instituto 100% Cidades está autorizado a publicar uma pesquisa registrada no TSE. A quinta-feira (3) será o "Dia D" das pesquisas, com quatro institutos com divulgação programada. Estão previstas pesquisas dos institutos Novo Ibrape, Paraná, Omega e Ranking.
Nas campanhas, o clima é tenso, com expectativa de segundo turno, mas certos de que estar fora é plenamente possível. Internas de Adriane, Beto e Rose, que não são oficiais, apenas para consumo próprio, revelam cenários diferentes, com a certeza apenas de que a diferença será pequena entre quem continua e estará fora da disputa.