A pane no avião presidencial nesta terça-feira (1º), após uma decolagem na Cidade do México, fez o presidente Luís Inácio Lula da Silva voltar a sonhar com uma nova aeronave. Em setembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou substituir o Airbus A319-ACJ, o avião presidencial, por uma nova aeronave que seria "mais confortável".
Na época, a Força Aérea Brasileira (FAB) entregou um estudo ao Palácio do Planalto, mas o governo declinou do investimento. Durante as quase cinco horas de voo em círculos no espaço aéreo mexicano, irritado com a situação, Lula revelou aos assessores que precisa do Congresso para, definitivamente, adquirir um novo avião.
Informações reveladas nesta quarta-feira e ainda não confirmadas pela FAB apontam que houve uma série de falhas no "aero Lula", como o telefone presidencial sem rede e a televisão da aeronave sem sinal para o chefe do Executivo assistir a um bom filme, enquanto os pilotos da Força Aérea Brasileira contornavam a situação para um pouso seguro.
A aeronave VC-1 Airbus A319CJ já tem 18 anos de uso e se aproxima da metade do ciclo de vida, o que exigirá passar por um processo de reformulação ou de substituição por uma nova aeronave. Próximo da metade do mandato, Lula ainda pretende voar alto e ainda mais veloz com a nova aeronave, que pode custar pelo menos R$ 400 milhões aos cofres públicos.
Para concluir a compra, Lula precisará da validação do Congresso Nacional, que há um ano atrás fez duras críticas à ideia do governo brasileiro em adquirir um novo avião. Com o recente episódio no espaço aéreo, auxiliares de Lula acreditam que é a "pane perfeita" para justificar e convencer o Congresso da troca.
Embora quase parado por conta das eleições, aliados do governo passaram a defender a ideia nos corredores do Congresso Nacional para entregar o novo avião ao governo brasileiro ainda no terceiro mandato de Lula.