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Censo da Educação Superior 2023 aponta 1,3 milhão de estudantes na rede federal

A região Centro-Oeste tem 11% das matrículas do total de 1,3 milhão de estudantes da rede federal de educação superior.


A região Centro-Oeste tem 11% das matrículas do total de 1,3 milhão de estudantes da rede federal de educação superior. É o que aponta o Censo da Educação Superior de 2023, divulgado hoje, 3,  pelo MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com transmissão ao vivo no canal do MEC.

Ainda neste cenário, o ano de 2023 teve 311 mil ingressos na rede federal, com 120 mil em vagas reservadas, aproximadamente 38,8% do total. 

Atualmente, o Brasil possui mais de 40 mil cursos de graduação e 2.580 instituições de educação superior no país, que ofereceram mais de 24 milhões de vagas para ingresso em 2023, sendo 77% em cursos a distância. No cenário das universidades federais, são mais de 650 mil vagas.

Com relação às políticas de acesso, os estudantes que participam dos programas de vagas reservadas possuem uma taxa de conclusão do curso superior 10% maior que os estudantes de vagas de ampla concorrência, alcançando os 51%. 

No total, são 9,9 milhões de estudantes matriculados na educação superior no Brasil, sendo 5 milhões em cursos presenciais e 4,9 milhões nos cursos a distância. O curso de Pedagogia é o que possui mais estudantes no país, seguido por Direito e Administração.

Fotos: Fábio Nakakura e Angelo Miguel/Ministério da Educação

O secretário-executivo e ministro da Educação em exercício, Leonardo Barchini, destacou o número de matrículas na educação superior pública e privada e a importância do levantamento de dados do setor. "O censo revela muitos desafios ainda na educação superior brasileira, que acompanhando ano a ano, sabemos que ainda temos muito a percorrer, mas quando olhamos nos últimos 30 anos, sabemos que tivemos um avanço neste campo. Nas vagas públicas de cursos presenciais e a distância o crescimento foi de 19% e atingimos pela primeira vez um milhão de vagas públicas e o aumento na rede federal, efeitos diretos da recomposição do orçamento público das instituições". 

O presidente do Inep, Manoel Palácios, explicou os indicadores da pesquisa. "São registros de ingressos, de matrículas, de percurso dos estudantes, informação sobre o acesso a diferentes modalidades e cursos, indicadores de acesso, permanência, de eficiência do sistema de educação superior".  

O diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno, apresentou os dados e como o levantamento foi realizado. "Temos uma pesquisa estatística realizada anualmente pelo Inep em articulação com as instituições de educação superior, é obrigatória para públicas e privadas e busca retratar a educação superior em um determinado ano letivo, com data de referência de 31 de dezembro de 2023. Os dados coletados partem do cadastro do e-MEC, que contém todos os dados sobre instituições de educação superior, cursos, locais de oferta, vagas oferecidas e professores e estudantes da educação superior no país". 

"Os questionários são respondidos por recenseadores institucionais indicados por cada instituição, são utilizados para regulação e supervisão e permitem o cálculo de uma série de indicadores para acompanhar a trajetória dos estudantes durante toda a educação superior", pontua o diretor.

Ingresso 

Fotos: Fábio Nakakura e Angelo Miguel/Ministério da Educação

O Censo da Educação Superior de 2023 registrou o ingresso imediato de alunos do ensino médio na educação superior, logo após a conclusão. Em 2023, eram 2,3 milhões de alunos do ensino médio concluintes e potenciais ingressantes no ensino superior. Deste total, apenas 27% dos concluintes do ensino médio em 2022 ingressaram na educação superior em 2023.

Quando se observam os concluintes do ensino médio de escolas federais, essa proporção sobe para 58%, seguidos dos estudantes que concluíram o ensino médio articulado com a educação profissional, com 44%. Já os que concluíram o ensino médio na modalidade regular somam 30% e os alunos de escolas estaduais somam 21% dos que ingressaram no ensino superior logo após concluírem o ensino médio. A educação de jovens e adultos soma o percentual de 9%.

Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de nível superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus estudantes e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais. O Censo também contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição. Confira todos os dados divulgados no link

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