Inscrições abertas para aulas de yoga na Cidade Universitária da UFMS
Estão abertas as inscrições para participar do projeto de extensão Conexão e bem estar por meio do yoga.
Estão abertas as inscrições para participar do projeto de extensão Conexão e bem estar por meio do yoga. As aulas são realizadas mensalmente na Cidade Universitária e têm início neste sábado (5), às 8h na sala interdisciplinar da Faculdade de Educação, próximo às Quadras Esportivas da UFMS. As atividades são abertas à comunidade universitária e as inscrições podem ser realizadas neste formulário. Ao todo, serão promovidas mais duas aulas ainda nesse ano, nos dias 9 de novembro e 14 de dezembro.
De acordo com a coordenadora do projeto e técnica-administrativa do Instituto de Biociências (Inbio), Flávia Maria Leme, a garantia do bem-estar físico é o primeiro passo para um bom desempenho nas atividades profissionais, acadêmicas e pessoais.
"Quem atua em atividades de ensino e aprendizagem necessita também de práticas que promovam a saúde mental. Assim, atividades que proporcionam bem-estar ao corpo e a mente são muito indicadas. O yoga é um excelente exemplo dessa atividade, pois aumenta a imunidade, estimula a concentração e proporciona equilíbrio mental", explica a coordenadora.
O projeto foi criado em 2021 no Inbio, em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável e as pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esporte e de Assuntos Estudantis. Inicialmente, as aulas eram realizadas na modalidade remota e, atualmente, são promovidas presencialmente, com o objetivo de proporcionar práticas que estimulem o desenvolvimento do bem-estar físico, mental e emocional dentro do ambiente universitário.
"Possibilitar à comunidade interna e externa da UFMS a vivência de práticas naturais, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, e as capacitam a se responsabilizar pelo próprio processo de manutenção da saúde, é uma perspectiva preventiva fundamental em uma sociedade em que o envelhecimento populacional é crescente", comenta Flávia.
Mais de 400 pessoas já participaram do projeto, sendo que uma das aulas abertas reuniu mais de 200 participantes em um único dia. Durante as práticas com duração de uma hora, são realizados alongamentos, aquecimentos, ásanas (postura praticada no yoga), relaxamento, meditação e dança, com intuito de proporcionar um momento de autocuidado.
Aos interessados em participar, as recomendações são para levarem tapetes próprios para a prática do exercício ou outro material para forrar o chão, usar roupas leves e não se alimentar no período mínimo de uma hora antes da realização das atividades. Além disso, é recomendado que mulheres grávidas e crianças não realizem a prática das posturas.