A chuva chegou para aliviar o calor no Distrito Federal depois de 167 dias de seca. Na tarde desta segunda-feira (07), choveu em algumas regiões do DF e proximidades, como Gama, Asa Norte e Valparaíso. Quem detalha para a gente é o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves.
Nesta segunda-feira já tivemos registro em nossas estações ali na região do Gama. Já agora no período da tarde, entre as 13h e 14h, tivemos uma parada de chuva mais acumulou de 7mm e teve uma rajada de vento bem forte na casa dos 81 km por hora, ou seja, pontualmente pode até ter ocorrido granizo no entorno que foram se espalhando para outras áreas, inclusive na área da região da Asa Norte.
Então em outras áreas tivemos relatos também de chuva, que depois de 167 dias consecutivos sem chuva aqui no DF, seja registrado nas estações do Inmet. E hoje já tivemos resistência na estação, o que acaba tendo um registro histórico desse volume de chuva.
Heráclito Alves destaca que a semana vai ser de mudança no clima e nas temperaturas. Na primavera, o tempo fica mais propício para as chuvas que, nesse início, serão irregulares.
Ao longo da semana a tendência é de ter essa condição mais favorável para chuva. Então, a partir de hoje e a partir de amanhã, na terça-feira, já continua. Essa condição já aumenta um pouco mais, já é mais favorável para chuva nos próximos dias. Então, vai ser uma semana de mudanças tanto em relação à chuva quanto também em relação às temperaturas. Hoje tivemos aí próximo de 37 °C em algumas áreas aqui do DF, mas nos próximos dias. Então, a condição está mais nublada, com mais essa condição para chuva. As temperaturas ficam mais amenas, podendo chegar na casa dos 34°C.
A expectativa é de que as chuvas mais intensas e constantes cheguem no fim do mês.
Meio Ambiente Brasília 07/10/2024 - 18:45 Sheily Noleto / Izabella Silveira Estagiária Sara Barreto com supervisão de Sheily Noleto seca Estiagem Chuva segunda-feira, 7 Outubro, 2024 - 18:45 1:56