Empresas do setor de bioenergia oferecem 376 vagas em usinas de MS
A Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e a Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado (Biosul) promoverão, em uma ação inédita, a 1ª Rodada da Empregabilidade, focada no setor de bioenergia, no próximo dia 18 de outubro.
A Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e a Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado (Biosul) promoverão, em uma ação inédita, a 1ª Rodada da Empregabilidade, focada no setor de bioenergia, no próximo dia 18 de outubro.
O evento será realizado simultaneamente em dez municípios: Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora.
A iniciativa visa conectar as usinas de bioenergia com profissionais em busca de oportunidades, facilitando o processo de recrutamento para 376 vagas disponíveis em diversas empresas do setor, como Agroterenas – Estrela do Oeste, Alcoolvale, Atvos, BP Bunge Bioenergia, CerradinhoBio Neomille, Energética Santa Helena, Inpasa, Raízen, Usina Laguna e Usina Sonora.
Os interessados devem comparecer às unidades da Casa do Trabalhador nos municípios participantes, munidos de documentos pessoais e carteira de trabalho, para realizar o cadastro nas vagas. No local, equipes de recursos humanos das usinas farão o recrutamento em tempo real, encaminhando os candidatos para processos seletivos adequados.
O evento será realizado na véspera do Dia Nacional da Bioenergia, celebrado em 19 de outubro. “Criamos o ‘Dia B’, alusivo ao Dia da Bioenergia, para destacar essa mobilização e conexão entre a população e as usinas, um dos setores mais promissores da agroindústria no Estado. Queremos que as pessoas aproveitem essa oportunidade”, afirmou Marina Dobashi, presidente da Funtrab.
Amaury Pekelman, presidente da Biosul, destacou que a iniciativa é essencial para atender a crescente demanda das usinas que vêm investindo no Estado. “O setor de bioenergia se consolidou nos últimos anos com a ampliação dos bioparques e a chegada de novas unidades, o que reflete na criação de mais empregos.”
O setor de bioenergia em Mato Grosso do Sul, composto por 22 usinas que produzem açúcar, etanol e bioeletricidade, está presente em mais de 40 municípios e gera cerca de 30 mil empregos diretos. Além disso, o segmento contribui com 16,5% do PIB industrial do Estado, investindo na formação e capacitação dos colaboradores, o que oferece oportunidades de crescimento profissional.
Entre as vagas disponíveis, destacam-se cargos como mecânico, eletricista, operador e analista, com oportunidades para Pessoas com Deficiência (PcD). Embora formação específica e experiência sejam diferenciais, todas as vagas estão abertas para quem busca ingressar no setor.
Dia Nacional da Bioenergia
O Dia Nacional da Bioenergia, celebrado em 19 de outubro, ressalta a importância do setor para a economia e sustentabilidade do Brasil, destacando sua contribuição na produção de energia limpa e renovável, como etanol, biodiesel e bioeletricidade, fundamentais para a transição energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa.