Atleta campeã pan-americana e mestre de kung fu são homenageados por Roberto Hashioka
Como forma de valorizar os atletas locais e as categorias esportivas praticadas em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) entregou moção de congratulação à atleta Silvia Vieira Crestani de Kung Fu Wushu e ao mestre Dirceu Coelho da Silva, professor de Tai Chi Chuan e Kung Fu.
Como forma de valorizar os atletas locais e as categorias esportivas praticadas em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) entregou moção de congratulação à atleta Silvia Vieira Crestani de Kung Fu Wushu e ao mestre Dirceu Coelho da Silva, professor de Tai Chi Chuan e Kung Fu. O ato foi realizado no plenário Júlio Maia da Assembleia Legislativa, após a sessão plenária desta quinta-feira, 17.
Silvia conquistou a medalha de ouro no 14º Campeonato Pan-Americano de Kung Fu Wushu, realizado em 3 de setembro de 2024, em Santa Clara, Califórnia (EUA). Nascida em Ivinhema, Silvia reside em Nova Andradina. É formada em Educação Física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício, personal trainer, corredora amadora e empresária no ramo de alimentação saudável e moda fitness. Em 22 anos competindo na modalidade de Kung Fu Wushu, foi campeã interestadual diversas vezes.
Mestre da atleta Silvia há mais de 20 anos, Dirceu nasceu no sudoeste paranaense, em Nova Esperança. Pratica artes marciais desde 1982 e é discípulo de Chan Kwok Wai, considerado um dos melhores do mundo. Professor de Tai Chi Chuan e Kung Fu desde 1986 está à frente da Federação Sul-Mato-Grossense de Kung Fu desde 1993.
O mestre Dirceu ressaltou a dedicação de sua pupila. "A Silvia é um exemplo para todos os atletas que estão começando nessa modalidade ou outras atividades de arte marcial. O começo não é fácil, mas com persistência, que é o que a arte marcial ensina para os seus praticantes, consegue-se chegar ao topo". O treinador agradeceu ainda a homenagem. "Essa moção é a coroação de toda a trajetória, não só da atleta, mas também do técnico que empenha bastante tempo se dedicando a ensinar seus alunos. Estou muito agradecido".
A ganhadora do ouro disse que não pensava que poderia vencer a disputa, devido ao alto nível das opositoras. "Mesmo com as minhas dificuldades, treinamos muito e, como havia sido convocada, dei o meu melhor. Foi muito gratificante conquistar o primeiro lugar". Para ela, receber o reconhecimento da Assembleia Legislativa e do deputado Roberto Hashioka é muito importante para sua carreira e uma grande motivação em sua jornada. "O esporte me trouxe até onde estou agora, com a minha profissão, e fico muito feliz de ter recebido essa homenagem, pois o kung fu transformou a minha vida", disse, emocionada, a atleta.
Hashioka enfatizou a conquista de Silvia e de seu treinador, reconhecendo seu papel ao elevarem o nome de Nova Andradina e de Mato Grosso do Sul no cenário esportivo internacional. "É um privilégio homenagearmos essa grande atleta da nossa região, nascida em Ivinhema e moradora de Nova Andradina, que conquistou a medalha de ouro no 14º campeonato Pan-Americano. Um feito inigualável porque não é fácil sair do interior de Mato Grosso do Sul, considerando a imensidão do Brasil e demais países que participaram desse campeonato, e sagrar-se campeã. Também parabenizo o mestre Dirceu, que é seu treinador e faz um brilhante trabalho em nosso Estado", destacou o parlamentar.