Em resposta ao aumento de desastres naturais e climáticos que tem afetado diversas regiões no Brasil e no mundo, como os recentes episódios no Rio Grande do Sul, o Ministério das Cidades está implementando o Plano de Prevenção a Desastres em 16 estados brasileiros.
O projeto mapeia e classifica os riscos geológicos e hidrológicos em áreas periféricas, para promover ações preventivas que ajudem na segurança das populações em risco. Além disso, segundo o ministério, a meta é a contratação de 200 Planos Municipais de Redução de Riscos até 2026.
No Brasil, mais de 1,9 mil municípios foram considerados sujeitos a desastres, como deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, de acordo com mapeamento do Governo Federal.
Uma das primeiras cidades a receber o mapeamento e a elaborar o planejamento foi Teresina, no Piauí. As atividades incluíram encontros com moradores e lideranças comunitárias da cidade, além da realização de visitas em duas escolas de ensino fundamental da rede pública municipal. O plano da cidade está previsto para ser finalizado até dezembro de 2025.
* Com supervisão de Roberto Piza
Meio Ambiente Mais de 1,9 mil municípios foram considerados sujeitos a desastres Brasília 22/10/2024 - 20:03 Roberto Piza / Fran de Paula Nathália Maciel* - estagiária da Rádio Nacional Desastres Naturais Mudanças Climáticas Plano de Prevenção terça-feira, 22 Outubro, 2024 - 20:03 1:33