Pode até ter circuito de segurança, mas nem mesmo as "câmeras" intimidam os ladrões. Onda de furto assusta moradores de Jardim, em menos de 48 horas, 3 casos foram registrados na Primeira Delegacia da Polícia Civil. O que chama a atenção é a audácia dos criminosos, mesmo com os moradores no imóvel, eles invadem e furtam, levam o que podem, desde de aparelho de celular até Pá Carregadeira.
É o caso de um idoso de 71 anos que procurou a polícia na manhã de ontem (23), após ter a residência furtada, ele relatou aos agentes que o crime ocorreu quando estava no banho, o ladrão invadiu e furtou alguns objetos e documentos de sua casa. Ele afirmou que não tem suspeito pelo crime.
O segundo caso ocorreu na Vila Brasil, uma Pá Carregadeira, modelo LONG KING 835E, foi furtada de uma oficina, o dono do local disse na delegacia nesta quinta-feira(24), que o veículo está em disputa judicial, afirmou também que estava em uma oficina de sua propriedade, até a data da última terça feira 22/10, porém às 08h03 da manhã de hoje recebeu uma ligação do mecânico responsável pela oficina mecânica, informando que a máquina em questão fora retirada do local; que a Pá Carregadeira estava estragada, impossibilitada de ser conduzida rodando, então foi retirada usando provavelmente um munck. Ainda de acordo com o registro policial, a vítima de 45 anos, afirma que não sabe precisar a data e horário que o bem foi subtraído, não tem testemunha que flagrou a ação, no local não possui câmeras de monitoramento. O caso foi registrado na 1 DP de Jardim e segue em investigação.
No início da tarde desta quinta-feira(24), um homem de 37 anos, foi até a delegacia da Polícia Civil para registrar uma ocorrência após ser vítima de furto. Ele informou que foi vítima de furto, praticado por uma pessoa desconhecida que levou um aparelho celular de dentro de sua camionete que estava estacionada em frente a sua casa, na calçada. Relata que após chegar da fazenda e estacionar em frente a casa, entrou e esqueceu de travar as portas do veículo, fato este que foi aproveitado pelo autor que levou seu aparelho celular após abrir a porta sem arrombar. Informa que a ação pode ter sido registrada pela câmera de segurança da residência de seu vizinho. Diante do fato, registrou o crime na 1 DP de Jardim, para que providências sejam tomadas.
Segundo dados do Sigo estatística, órgão ligado à SEJUSP, de janeiro de 2024 até agora já foram registrados 365 casos de furtos. Sendo o mês com maior número de ocorrência, o mês de maio com 50 ocorrências registradas. Em 2023 foram registrados 422 casos de furtos registrados na cidade de Jardim.