Capital elege uma mulher prefeita pela 1ª vez neste domingo
Adriane e Rose disputam a preferência de 646.
Adriane e Rose disputam a preferência de 646.198 eleitores
Campo Grande terá, neste domingo, a primeira mulher eleita prefeita nas urnas. O segundo turno acontece das 7 às 16 horas, em 51 cidades do País , sendo 15 capitais.
Em Mato Grosso do Sul, Campo Grande é a única cidade com segundo turno, que acontece apenas em municípios com 200 mil eleitores. No País, são 102 candidatos no segundo turno, sendo apenas 15 mulheres.
Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União) disputam a preferência de 646.198 eleitores e a chance de entrar para a história, em um universo dominado por homens.
Nelly Bacha foi a primeira mulher a ocupar a cadeira, sendo a 55 prefeita da história, ao ficar na função, de 14 de março de 1983 até
20 de maio de 1983.
Quem vencer, terá nas mãos um orçamento de R$ 6,8 bilhões, segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias na Câmara de Campo Grande, onde em 2025, apenas duas das 29 vagas serão ocupadas por mulheres.
Quem não votou no primeiro pode votar no segundo turno
Os eleitores aptos que não votaram no 1° turno das Eleições Municipais de 2024 podem devem participar do 2º turno.
A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação uma eleição independente. Com isso, a ausência de comparecimento ao 1º turno não impede os eleitores de exercerem o direito de voto neste domingo.
Segurança reforçada
A Operação Eleições 2024 – 2º Turno, da Polícia Militar, terá dois helicópteros e 636 policiais reforçando a segurança em Campo Grande. O foco é a prevenção e repressão de crimes eleitorais, como boca de urna, compra de votos e coação eleitoral.
Os policiais complementarão o efetivo normal da polícia, que ainda contará com 65 viaturas e 2 helicópteros para ações de policiamento ostensivo, inteligência e resposta rápida em todos os locais de votação e apuração, tanto na capital como nos distritos de Anhanduí, Aguão, Rochedinho e Indubrasil.