Bolsonaro diz que PT levou "sapecada monumental" nas eleições deste ano
Jair Bolsonaro, ex-presidente e membro do PL, fez uma análise das recentes eleições municipais em Goiânia, onde destacou a “sapecada monumental” que o Partido dos Trabalhadores (PT) sofreu.
Jair Bolsonaro, ex-presidente e membro do PL, fez uma análise das recentes eleições municipais em Goiânia, onde destacou a “sapecada monumental” que o Partido dos Trabalhadores (PT) sofreu. No entanto, ele também enfrentou perdas consideráveis, incluindo derrotas em Goiânia e Aparecida de Goiânia, onde esteve presente para apoiar o candidato do PL, Fred Rodrigues. Após a derrota, Bolsonaro deixou Goiânia de forma discreta, optando por uma viagem de carro. O governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, comentou em entrevista que pretende ensinar a Bolsonaro sobre a política conservadora.
Essa situação evidencia um desafio à hegemonia do ex-presidente na direita, especialmente com a candidatura de Pablo Marçal, do PRTB, em São Paulo, que dividiu a direita no Estado. Além das derrotas em Goiânia, o ex-presidente viu seus candidatos perderem em diversas capitais, como Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Palmas e Curitiba. As únicas vitórias que obteve foram em Cuiabá e Aracaju. No total, 17 dos 27 candidatos que recebeu apoio de Bolsonaro no segundo turno não conseguiram vencer, mesmo com sua intensa campanha.
Apesar das derrotas, o desempenho de Bolsonaro nas eleições foi superior ao do atual presidente Lula, do PT. No segundo turno, apenas 6 dos 16 candidatos apoiados por Lula saíram vitoriosos, com perdas significativas, como a de Guilherme Boulos, do PSOL, em São Paulo.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias